09/11/2017

09/11/2017

Aplicações essenciais para quem tem uma box com Android TV



Com a diversificação dos serviços de streaming, as box Android são um equipamento cada vez mais utilizado. Como a Google opta por dificultar o acesso aos seus produtos, os consumidores acabam por procurar outras soluções, havendo opções para quase todos os gostos e carteiras.
Se não entrarmos em linha de conta com o batalhão de opções vindas da China, há 3 opções principais para ligar às televisões lá de casa. A NVIDIA Shield, Xiaomi Mi Box 2 e as Wetek Play 2 e HUB, são equipamentos dispensam apresentações, constituindo-se qualquer uma delas como uma opção sólida para visualização de streams, jogar ou ouvir música. As duas primeiras, têm a particularidade de correr o Android TV da Google, que foi pensado para ser utilizado em ecrãs de grandes dimensões, onde o controlo é feito por um comando.

O Launcher é muito simples de utilizar com as teclas de cursor, mas esta facilidade de utilização acaba por acarretar em grandes limitações, para quem pretende fazer algo mais que utilizar as aplicações previstas para correr no Android TV.

Para facilitar a vida a quem tenha um equipamento a correr Android TV, temos três sugestões que vão resolver alguns dos problemas com que por certo já se depararam.




A primeira coisa a fazer, é a instalação de um gestor de ficheiros. Como inicialmente estamos limitados às opções do Google Play (isto sem recorrer ao sideload por ADB), a nossa sugestão vai para o FK File Commander. Para o instalarem, basta aceder ao Google Play e pesquisarem por File manager. Sim, o ES File Explorer aparece logo em primeiro lugar, mas como bem se devem lembrar, a sua instalação já não oferece muita segurança.






É igualmente no Google Play que vão encontrar outra app imprescindível. a qual nos chega pela mão do mítico Chainfire. O Sideload launcher (primeira imagem deste artigo) vai apresentar um menu com as aplicações que tiverem instaladas, algo que não acontece com o launcher do Android TV ,para as apps instaladas por sideload. 







A Mi Box da Xiaomi é uma box fabulosa, apresentado muito poucas limitações, especialmente tendo em conta o preço a que a podemos adquirir. Um dos problemas que apresenta, é o facto de colocar as apps em ecrã completo, o que no caso de aplicações que só tenham layout para smartphone (modo retrato), leva a que as mesmas sejam apresentadas com a orientação errada.


Com o Set Rotation, podem definir a orientação das aplicações, sendo que o modo automático acabou por resultar bastante bem. Só é pena que não seja possível definir esta característica por app, sendo que até é possível que exista uma aplicação para este efeito. Como o Set Rotation resolveu o meu problema, acabei por não procurar outras opções.





Para instalarem aplicações que não aparecem no Google Play da Box, podem fazer o download dos apk ( o APK Mirror é uma boa fonte de aplicações seguras) e depois utilizar o gestor de ficheiros para os instalarem. Caso ainda não tenham activado a instalação de apps de fontes desconhecidas, terão de o fazer agora, Terminada a instalação, não se esqueçam de voltar a desactivar esta opção nas definições do Android.


Se tiverem mais sugestões, deixem as mesmas nos comentários, para que possam ser analisadas e adicionadas a este artigo.

0 comments:

Enviar um comentário