09/11/2017

09/11/2017

Files Go da Google facilita transferência de ficheiros entre Androids


A quantidade de coisas simples que ainda são demasiado complicadas de fazer nos smartphones é imensa, mas no que diz respeito a transferir ficheiros entre Androids a Google espera que o Files Go venha facilitar a tarefa.


Após uma década de evolução nesta geração de smartphones, é curioso como ainda há coisas que continuam a ser problemáticas. Peça-se a alguém que nos envie um ficheiro que tem no seu smartphone, e o mais provável é que o faça através de um email com anexo. No iOS os utilizadores têm podido utilizar o AirDrop, que permite transferir conteúdos entre iPhones e iPads que estejam por perto sem se preocuparem com que apps têm instaladas; e agora a Google revisita o assunto com uma nova app: o Files Go.

A app Files Go ainda não está disponível publicamente (está em fase beta fechada), mas parece ter sido criada para se tornar no método mais simples para gerir e transferir ficheiros entre smartphones Android com Android Go - o Android optimizado para smartphones com hardware mais limitado, e que também tem vantagens a níveis das apps "go" (com tamanhos mais comedidos -menos de 10MB- e menos ocupação de recursos).


Também curioso é que esta app parece ser o reconhecimento da Google de que o Android Beam, também usado para transferência de conteúdos entre Android não está a ter o efeito pretendido, talvez por mero desconhecimento por parte dos utilizadores (se bem que basta encostar um smartphone ao outro para usar esta funcionalidade)... ou talvez como alternativa para os smartphones que não têm NFC e por isso não podem usar o Android Beam.

Na parte da gestão, a app também indica o espaço ocupado e tem um botão para limpar a cache das apps (mais uma vez demonstrando a sua orientação para smartphones mais económicos e com pouco espaço), assim como a de ficheiros grandes, sugerindo apps que já não se utilizam há algum tempo, etc. Nem que fosse apenas por isto penso que já seria uma app recomendada para todos... pelo que agora é só esperar que a app fique publicamente disponível, para nos ajudar a limpar o "lixo" que se vai acumulando nos smartphones - pois, como bem sabemos, mesmo quem tem 64GB, 128GB ou até mais... inevitavelmente dá por si a perguntar-se: mas como é que estou sem espaço livre no smartphone? :)

Publicado originalmente no AadM

1 comentário: