02/11/2017

02/11/2017

MediaTek garante parceira com a Google


O acordo agora firmado entre a Google e a MediaTek, deu origem a um novo programa de compatibilidade e conformidade do Android, o qual vai permitir aos fabricantes produzirem equipamentos com chipsets MediaTek, com os Google Mobile Services (GMS) pré-instalados (Google Play, Gmail e Youtube, entre outros).

Até agora, a MediaTek enviava aos OEM o chamado Board Support Package (BSP), que não era mais que os drivers para operarem o SoC e uma versão do Android baseada no AOSP. Com este acordo, agora denominado de GMS Express, a MediaTek passa a enviar aos seus parceiros uma versão do Android, mais orientada para o consumidor, a qual inclui os referidos Google Mobile Services e mais importante, está preparada para os testes de compatibilidade da Google, Google Compatibility Test Suite (CTS).

Esta alteração poderá à primeira vista parecer pouco importante, mas na verdade, vai ter um enorme impacto na forma como os fabricantes lançam os seus equipamentos. No modelo anterior, os OEM tinham que agarrar no Board Support Package e preparar a sua oferta para ser certificada num laboratório aprovado pela Google. Esta fase era bastante demorada e onerosa, e no caso de serem detectadas inconformidades, eram necessárias várias iterações até se verificar que tudo estava conforme. Com o GMS Express, esta fase do processo passa de 3 meses para 4 semanas.

Neste novo programa, os OEM vão poder colocar mais rapidamente no mercado os novos equipamentos, com menos custos e uma experiência de utilização consistente, de acordo com os padrões da Google.

A MediaTek já tem o GMS Express a correr com alguns dos seus parceiros chave, utilizando para isso o Android Oreo e tem intenção de passar para o Android P, assim que a Google o disponibilize. O CPU MT6739, uma unidade destinada ao segmento de entrada, suporta Android Oreo e a MediaTek garante que vai ser compatível com o Android P.

No papel, são excelentes novidades, agora resta esperar, para então se poder avaliar o comportamento partes envolvidas neste processo. A MediaTek tem ainda muito para provar no campo das actualizações e os OEM repartem as culpas neste assunto. Segundo a MediaTek, os consumidores não têm razões para se preocuparem, pois esta assegura que vai disponibilizar com frequência novas versões do Android, o que irá permitir aos OEM manterem os equipamentos actualizados, sem que para isso tenham necessidade de efectuar um grande empenhamento.

0 comments:

Enviar um comentário