16/11/2017

16/11/2017

Xiaomi - como instalar a MIUI 9 manualmente (nos modelos suportados)


Quando se trata de actualizações, nem sempre se consegue ter a paciência necessária para aguardar que chegue a nossa vez para receber o tão esperado update. Confesso que sou daqueles que não consegue estar muito tempo à espera, pelo que muitas vezes opto por meios alternativos para instalar as actualizações.

Com o tempo, tenho vindo a moderar este hábito, mas ainda me lembro de passar noites em claro depois de decidir instalar uma actualização à meia noite. Claro que o processo tinha de correr mal, o que obrigava sempre a algumas horas para resolver a situação.

A Xiaomi já iniciou a distribuição da actualização para a MIUI 9. Ainda ontem falámos sobre o alargamento do leque de smartphones a receber a actualização, estando nesta altura já disponível na versão chinesa para 18 modelos. A versão Global está mais atrasada, mas já é algo habitual neste sistema de actualizações da Xiaomi. Nesta altura, o Redmi Note 4X, Mi 6 e Mi Max 2, são dos poucos smartphones que já tiveram direito à MIUI 9.


No Redmi Note 4X, como estava com a versão developer, tive de instalar a versão global manualmente. Há várias formas de o fazer, mas a mais simples de todas é através da ferramenta XiaoMiTool. Esta é uma aplicação que permite actualizar os smartphones da Xiaomi de uma forma bastante simples, de forma a que mesmo quem não tenha grandes conhecimentos, o consiga fazer. Basta fazer download da aplicação, instalar a mesma e depois seguir as instruções que vão aparecendo no ecrã.

É tudo de tal forma simples, que nem se justifica apresentar ecrãs com os passos a executar. Acreditem, é mesmo só seguir as instruções que a aplicação vai apresentando.


Caso não tenham o bootloader desbloqueado, só podem efectuar a instalação através da recovery original. No caso do Mi 6, a ROM Global que aparecia disponível ainda era a MIUI 8, mas no site da MIUI,  já está disponível a versão da MIUI 9. Optei assim por fazer este download e depois escolhi a opção de instalar uma ROM indicada por mim, neste caso, a do download.

Mais uma vez, foi só seguir as instruções. Há apenas um pequeno truque que devem ter em atenção. Além do USB debugging (depuração) activado e a ligação ao PC autorizada, a cada reinício (vão ser vários), vão ter de escolher a opção de transferência de ficheiros, no tipo da ligação USB.

0 comments:

Enviar um comentário