04/12/2017

04/12/2017

Samsung patenteia sistema de reconhecimento da palma da mão


Hoje em dia, os smartphones são cada vez mais uma extensão da nossa vida particular e privada. O conteúdo que armazenamos nestes equipamentos, é muitas vezes sensível, devendo por isso ter um acesso reservado. A utilização de um sistema de bloqueio surge assim como uma obrigatoriedade, havendo nesta altura várias alternativas disponíveis, cada uma com as suas vantagens e inconvenientes.

Confesso que até à chegada dos sensores de impressão digital, não utilizava qualquer sistema de bloqueio. Simplesmente não tinha paciência para introduzir um PIN ou desenhar um padrão, pelo que me colocava a jeito de um acesso não autorizado. Foi precisamente isso que uma vez aconteceu, isto durante a noite e no meu quarto! Foi um acesso remoto, com possível origem num país oriental, algo que até hoje nunca consegui perceber como aconteceu. Casa roubada, trancas à porta. O código PIN foi uma inevitabilidade, felizmente de curta duração, pois demorou pouco tempo até começar a utilizar um smartphone com sensor de impressão digital.

Hoje em dia, sensores de íris e sistemas de detecção da face, são dois dos novos métodos de identificação do utilizador, mas a Samsung está a estudar uma nova alternativa, desta vez através do reconhecimento da palma da mão. Esta, a par da impressão digital, é única e não sofre alterações ao longo do tempo, sendo por isso uma boa opção para identificar um indivíduo.

Esta opção terá como objectivo permitir o desbloqueio do equipamento, caso o utilizador não se recorde da password que definiu. A patente foi agora registada na Coreia do Sul, pelo que ainda deverá demorar algum tempo, até ficarmos a saber se esta será uma ideia com "pernas para andar".

0 comments:

Enviar um comentário