05/03/2018

05/03/2018

Galaxy S9 mantém limite de 5 minutos a gravar vídeo 4K a 60fps


O novo Galaxy S9 pode ser um dos melhores smartphones da actualidade, mas continua a manter uma estranha limitação de 5 minutos de gravação de vídeo 4K a 60fps (e de 10 minutos en 4K a 30fps).


Esta limitação dos 5 minutos de vídeo 4K é algo que também já tem acontecido noutros Galaxy S (desde o S5, quando começaram a gravar vídeo 4k) e outros smartphones Android, e ainda não há consenso quanto ao que estará na sua origem. Uns dizem que é para evitar aquecimento excessivo (o que não me parece ter lógica nesta geração de produtos), outros avançam com uma explicação que me parece ser mais lógica, de que tem por objectivo garantir que os ficheiros de vídeo ficam com menos de 4GB para poderem ser facilmente copiados para dispositivos com FAT32 - algo que também explica porque, nalguns smartphones se pode gravar mais tempo (por exemplo, 20 minutos) mas terminando o vídeo quando chega aos 4GB de tamanho.

Seja como for, é um factor a ter em conta caso estivessem a considerar a compra de um Galaxy S9 para gravar "longas-metragens" em 4K a 60fps. Aparentemente poderão fazê-lo, usando outra app de vídeo que não a da Samsung - se bem que também há relatos de quem diga ser capaz de gravar vídeos mais longos usando a app de origem, mas com os ficheiros a ficarem partidos em blocos de 4GB.

Uma vez que nos iPhones não há qualquer limitação de tempo de gravação de vídeo 4K@60 (até que se acabe o espaço livre), este já começa a ser mais um dos argumentos usados para criticar o S9... E imagino o que seria se a Samsung tivesse optado por um ecrã recortado à iPhone X, como outras marcas (Asus, Huawei) têm feito.

0 comments:

Publicar um comentário