01/03/2018

01/03/2018

Oneplus a ser... OnePlus


As complicações do DRM continuam a complicar a vida aos utilizadores, e quem tiver um OnePlus 5 ou 5T vai sentir isso na pele, caso queira ter acesso a serviços de streaming com qualidade HD.


Em Dezembro descobrimos que o OnePlus 5 e 5T não tinham acesso a conteúdos com qualidade HD da Netflix, Amazon (e outros) por não suportarem o nível de DRM necessário. Uma situação bastante estranha para um smartphone que é um "topo de gama", e onde os utilizadores esperariam poder ver tudo o que quisessem com o máximo de qualidade. Dois meses mais tarde, a OnePlus avança finalmente com uma solução... mas que será bastante incómoda para os utilizadores; pois implica o envio dos seus smartphones para a OnePlus!

Na melhor tradição das complicações exageradas dos DRMs, a actualização do DRM nos OnePlus só pode ser feita a partir de um PC "devidamente autenticado", o que inviabiliza que isso possa ser feito directamente pelos utilizadores, daí a necessidade - segundo a OnePlus - de que o smartphone lhes seja enviado fisicamente, para efectuar essa actualização.

Ora... nem será necessário relembrar o grande incómodo que será ficar sem smartphone durante uma semana (ou mais); para não falar que os utilizadores deverão também limpar todos os seus dados (não vão arriscar enviar um smartphone com toda a vossa informação para onde quer que seja, pois não?) Para além de que me parece que muitos utilizadores não irão ficar muito convencidos com esta explicação... Afinal, se a OnePlus pode actualizar o sistema completo através de actualizações remotas (e com essas actualizações a estarem "assinadas" digitalmente), porque motivo não o deveria poder fazer também para este "detalhe"?

... Até parece que querem incentivar os utilizadores a optarem por fontes "alternativas" para verem os conteúdos que quiserem sem se preocuparem com DRM...

0 comments:

Enviar um comentário