11/04/2018

11/04/2018

Huawei P20 Pro afinal tem estabilização óptica nas 3 câmaras


O Huawei P20 Pro demonstrou que afinal as três câmaras fazem diferença, saltando para o topo da tabela da qualidade de fotos e vídeo em smartphones, e agora descobre-se que afinal todos os três sensores contam com estabilização óptica - ao contrário do que tinha sido pela Huawei.


A Huawei tinha dito que apenas o sensor de 8MP com lente telefoto 3x tinha estabilização óptica, mas o teardown do P20 Pro feito pelo iFixit revelou que, afinal, todos os três módulos das câmaras (sensor principal de 40MP RGB, sensor de 20MP monocromático, e o de 8MP com telefoto) contam com estabilização óptica.


A pergunta que agora se coloca é se a estabilização óptica está presente mas a Huawei não está a tirar partido dela a não ser na câmara com telefoto, aproveitando o seu sistema de estabilização digital AI que tem demonstrado funcionar bastante bem; ou se estará secretamente a utilizar a estabilização de imagem óptica, mas não o tendo dito para que o sistema AI ficasse "melhor visto"...

No entanto, importará não saltar para conclusões precipitadas antes da marca esclarecer o que se passa, pois não seria assim tão descabido terem chegado à conclusão que a estabilização de imagem "AI" tivesse melhores resultados com a estabilização óptica desligada. Como muitas pessoas que tenham usado "gimbals" de estabilização com os seus smartphones, por vezes criam-se efeitos estranhos nos vídeos quanto se tenta usar dois sistemas de estabilização em simultâneo - sendo conveniente desligar a estabilização no próprio smartphone.

Poderemos estar perante um desses casos... embora, tratando-se de algo que esteja "ali à mão" e completamente sob controlo da Huawei, imagino que fosse possível garantir que não houvesse essas incompatibilidades e combinar a estabilização AI com a funcionalidade de estabilização óptica. Vamos esperar pela explicação da Huawei...

0 comments:

Enviar um comentário