16/04/2018

16/04/2018

Yeelight Color Bulb - uma lâmpada para controlar a partir do smartphone


A Philips foi uma das marcas que desde cedo investiu na área da domótica,tendo nesta altura um vasto leque de opções no mercado, principalmente na área da iluminação. Esta aposta acabou por mostrar o caminho a outras marcas, como foi o caso da Xiaomi, marca que estabeleceu uma parceira com a Philips, para a comercialização de produtos para utilização doméstica, como são o caso dos candeeiros e lâmpadas. É precisamente de uma lâmpada que hoje vamos falar, dando-vos a conhecer as potencialidades que um artigo tão simples como este, já pode oferecer.


Ligar uma luz é um acto que repetimos várias vezes ao longo do dia. A Yeelight Color Bulb E27, é uma lâmpada com o chamado casquilho grosso, podendo por isso ser instalada na grande maioria dos candeeiros que temos por casa.

Esta lâmpada tem duas características especiais, que a distinguem das lâmpadas comuns:
  • Tem ligação WiFi
  • Permite regular a tonalidade e intensidade da cor da luz

A versão em análise oferece dois tipos de iluminação: branca/amarela e cores. Há um modelo mais económico, que apenas permite alternar entre a cor branca e amarela. O facto de oferecer a possibilidade de se ligar a uma rede WiFi, permite que a lâmpada possa ser controlada através do smartphone.

Para esse efeito, a Xiaomi disponibiliza duas opções, a Mi Home e a Yeelight. A primeira é mais completa, permitindo gerir outros equipamentos para lá da iluminação, ao contrário da Yeelight que apenas se destina a este fim.

App Mi Home 

Para utilizarem esta aplicação, é necessária uma conta Xiaomi. Além desta última, vão ter de escolher um servidor. Por norma, a escolha deverá recair em Singapura, mas podem experimentar outras opções.


Na zona inferior temos uma fila de ícones: ecrã principal, loja, automação e perfil. É no ecrã principal que podemos adicionar novos produtos. Depois de ligarem a lâmpada no local onde a pretendem instalar, devem clicar no "sinal mais", que se encontra no canto superior direito. 



O modo de pesquisa arranca automaticamente, mas podem sempre forçar o mesmo no ícone apresentado na zona inferior do ecrã. Caso a lâmpada não apareça na lista dos equipamentos a configurar, têm a possibilidade de adicionar a mesma manualmente. Para isso, escolham esta opção e de seleccionem a Yeelight Color Bulb. Esperem alguns segundos para que a app carregue a informação e de seguida sigam as instruções apresentadas. No caso em questão, ligar e desligar a lâmpada 5 vezes seguidas. À 5 vez, a Yeelight Color Bulb começa a piscar, mudando de cor. Nessa altura podem clicar na opção "reset successfully".



Podem configurar a designação de cada equipamento e atribuir uma localização ao mesmo. Caso estejam a pensar utilizar vários lâmpadas ou outros artigos da Xiaomi, recomenda-se que utilizem este sistema de organização, pois acaba por facilitar a gestão dos equipamentos. Para configurar a lâmpada, podem tocar no ícone da mesma.



A app vai apresentar um novo layout, com quatro ícones da zona inferior: ligar/desligar, cor branca/amarela, cor e sequência. No segundo e terceiro ecrã, o deslizar do dedo na horizontal vai mudar a cor, na vertical, altera a intensidade da luz. O modo sequência permite alternar o tom da cor, algo que pode ser interessante para ambientes festivos, ou até quem sabe, para quem prefira uma iluminação mais criativa. Tem quatro transições à escolha e para escolherem as cores, basta seleccionarem cada uma delas e girar a roda, até que a cor desejada esteja sobre o triângulo.


A automação possibilita uma utilização mais personalizada da Weelight Color Bulb, podendo o utilizador definir o horário para a lâmpada se ligar/desligar, com a opção de o fazer diariamente, ao fim de semana, ou até mesmo, em intervalos de tempo personalizados.


App Yeelight


A App Yeelight é outra opção para controlarem a Yeelight Color Bulb, devendo ser a escolha para quem procura uma aplicação ainda mais simples e intuitiva. Há que referir que os dados definidos na App Mi Home estão sincronizados na Yeellight.



A app tem três ecrãs principais, um para definir perfis (scenes), outro para gestão das localizações e ainda um outro onde se encontram todos os equipamentos de iluminação.


No exemplo em cima, o agendamento que defini aparece atribuído na Yeelight Color Bulb1 (o mesmo nome que tem na app Mi Home). O ícone à direita mostra o estado da lâmpada, neste caso ligada devido ao programa que defini, o qual determinava que a luz se deveria desligar às 00:30, conforme apresentado na imagem.



A configuração de cada equipamento está dividida em quatro zonas: recomendações, branco/amarelo, cor e sequência. São mesmas apresentadas na Mi Home, talvez de uma forma mais simples e intuitiva. O ecrã das recomendações poderá ser bastante útil, pois disponibiliza configurações para diferentes horas e eventos. Basta seleccionar uma das opções, para que a Yeelight Color Bulb passe a apresentar o comportamento pré-definido



Na zona inferior do ecrã, têm três ícones: ligar/desligar, favoritos e um ícone de atalho com mais uma palete de opções, com destaque para o temporizador e agendamento.




Com estas duas apps, têm uma forma simples para controlar a Yeelight Color Bulb, qual neste momento se pode encontrar por menos de 15€ na GB, com o código de desconto AniversarioMar168.

0 comments:

Enviar um comentário