30/05/2018

30/05/2018

Chrome para Android impede captura de ecrã em modo incógnito


Quem usar o Chrome no seu smartphone Android vai ter uma surpresa desagradável da próxima vez que tentar efectuar uma captura de ecrã enquanto estiver a usar o modo incógnito do browser, pois será informado que a app não o permite fazer.

A alteração chegou no Chrome 65 e depressa foi detectada por todos os que recorrem frequentemente ao modo incógnito para navegar de forma um pouco mais privada que o habitual. Impedir a captura de ecrã, uma funcionalidade que se esperaria que estivesse disponível em todo o sistema e se sobrepusesse a toda e qualquer restrição implementada por uma app, é de uma prepotência assustadora, que relembra aos utilizadores que o controlo sobre os seus próprios equipamentos se vai reduzindo cada vez mais.

É certo que no passado já havia apps a tirarem partido desta "funcionalidade" (por exemplo a app da Netflix); mas ver a Google a seguir o mesmo caminho é algo que se torna bastante mais preocupante - quando o que se esperaria ser uma precisamente uma clarificação em sentido oposto, de que deverão ser os utilizadores a ter total liberdade para poderem efectuar uma captura de ecrã, como e quando quiserem, sem qualquer restrição ou limitação.

Veja-se um caso simples: sabendo-se que há lojas online (por exemplo, sites de viagens) que podem apresentar preços diferentes em função dos sites de concorrentes que já se tenham visitado; poderia dar-se o caso do utilizador querer demonstrar isso através de uma captura de ecrã ao visitar o site tanto em modo normal, como em modo incógnito, para averiguar as diferenças. Agora, deixa de o poder fazer, a não ser que peça a um amigo para tirar uma foto ao ecrã do seu smartphone, para documentar a situação.

... Ainda por cima, ainda estou para tentar perceber a lógica de que a utilização de um modo incógnito no browser deverá estar associada à impossibilidade de captar um screenshot! Alguém me pode explicar o que tem uma coisa a ver com a outra?

1 comentário:

  1. Se calhar a ideia era impedir que outras apps fizessem esse screen capture sem o nosso conhecimento.

    ResponderEliminar