14/05/2018

14/05/2018

Google Assistant sem português de Portugal


Temos más notícias para todos os que esperavam falar em português de Portugal para o seu Google Assistant e Google Home até ao final do ano; segundo o mapa revelado pela Google, Portugal será um dos países que ficará excluído da expansão do serviço.


Quando a Google anunciou que o Google Assistant iria suportar 30 línguas e ficar oficialmente disponível em 80 países até ao final do ano, muitos foram aqueles que imaginaram que Portugal seria um dos contemplados. Infelizmente, a avaliar pelo mapa que a Google exibiu no Google I/O 2018... não será o caso.

Embora praticamente todos os países da Europa ocidental estejam contemplados com o acesso ao Google Assistant na sua língua nativa, Portugal torna-se na excepção à regra... e penso que o facto da Google se ter dado ao trabalho de não "pintar" Portugal no mapa será um bom indicador de que não haverá planos para que isso aconteça tão cedo - especialmente quando o assunto já está tratado para o mercado de língua portuguesa que realmente lhes interessa: o Brasil.


Ainda assim, e precisamente por o Google Assistant já perceber "português"... não deixa de ser estranho que a Google não tenha feito esse esforço de considerar o Português de Portugal... pois mesmo sabendo-se que somos apenas cerca de 10 milhões, há que considerar que a Google se deu a esse trabalho para países como o Lesoto, que tem 2 milhões de habitantes.

... Vamos esperar que a Google ainda reconsidere a situação e nos dê uma excelente prenda de Natal no final do ano, revelando que afinal também os Portugueses poderão falar com o Google Assistant sem terem que simular o sensual e mais musical (que não é isso que está em causa) - mas nem sempre prático de utilizar no nosso dia a dia - "brasileiro".

0 comments:

Enviar um comentário