07/09/2018

07/09/2018

Huawei mostra EMUI 9 na IFA


Embora o novo EMUI 9, baseado no mais recente Android 9 Pie, só vá ser estreado no lançamento do Mate 20 a 16 de Outubro, a Huawei já revelou algumas das novidades que poderemos esperar desta actualização.


A Huawei não quer cometer os mesmos erros que a Samsung foi cometendo ao longo dos anos no seu TouchWiz, e por isso para este EMUI 9 aposta na redução do número de opções e parâmetros a mexer, na uniformização do interface, e em melhorias no desempenho para que se torne num sistema ainda mais agradável de utilizar - com maior fluidez das animações no interface, e arranque mais rápido das apps.

Por outro lado, a Huawei não consegue evitar a replicação de funcionalidades que já temos no Android de origem - neste caso o EMUI 9 vai contar com a sua própria versão das funcionalidades "well being" do Android P, aqui chamadas de Digital Balance que permitem ter um maior controlo sobre o tempo que se gasta em cada app no smartphone. Mas, é algo que terá que ser tolerado, considerando que os serviços da Google não estão disponíveis na China, e por isso acaba por ser "obrigatório" replicá-los de uma forma ou de outra.

Esta versão conta também com a nova versão GPU Turbo 2.0, que utiliza AI para ajustar o perfil de funcionamento de CPU e GPU de modo a atingir o máximo desempenho necessário para cada jogo, sem desperdiçar recursos a funcionar a velocidade acima do que seria necessário (por exemplo, não faz sentido deixar que um jogo funcione a 200fps, pois seria impossível exibir esses frames num smartphone). A AI também aplicada na câmara que, para além do reconhecimento do tipo de cena, passa a contar com o HiVision, que permite reconhecer monumentos, marcos e pinturas famosas, disponibilizando informação de imediato sobre as mesmas em realidade aumentada.

O EMUI 9 está actualmente disponível em versão beta para um número limitado de utilizadores, e será disponibilizado para os smartphones Huawei mais recentes após o lançamento do Mate 20 em Outubro.

0 comments:

Enviar um comentário