02/09/2018

02/09/2018

Wear OS vai receber novo interface renovado


O Wear OS (antigo Android Wear) tem tido bastantes melhoramentos ao longo dos últimos anos, mas prepara-se agora para receber a renovação mais radical de sempre, alterando drasticamente a forma de utilização, para melhor.


Para além de ser um exemplo de como a Google pode garantir a chegada de actualizações a smartwatches das mais diversas marcas (ao contrário do que acontece com o Android nos smartphones), as evoluções do Android Wear / Wear OS não têm sido realmente significativas em termos de utilização dos dispositivos. Pior ainda, é que o seu interface actual não será propriamente o mais prático de utilizar no dia a dia. Felizmente, isso é algo que será resolvido muito em breve,

A Google vai lançar um Wear OS renovado já nas próximas semanas, que traz um conjunto de alterações e novidades que irão ser do agrado dos utilizadores de smartwatches.




Para começar, a Google livrou-se do desperdício que era ter os gestos de deslizar laterais associados à alteração de watchfaces (que causavam mais frustrações do que ajudavam). Quem quiser mudar o rosto do seu relógio poderá continuar a fazê-lo com um toque prolongado no ecrã, mas assim ganhamos duas novas formas de acesso imediato a outras coisas: um deslizar para a direita dá acesso ao Google Assistant e informação relevante para o momento; um deslizar para a esquerda faz surgir o novo ecrã de actividade do Google Fit; sendo que o deslizar para baixo continua a dar acesso às opções (incluindo o pagamento via NFC, caso esteja disponível - senão podendo ser atribuído esse espaço a outra função); e o deslizar para cima dá acesso a um novo ecrã de notificações.

No Wear OS actual cada notificação é apresentada individualmente, nesta remodelação conseguimods ver partes das notificações anteriores e seguintes, facilitando o processo de as gerir - sendo que com facilidade podemos tocar em cada uma delas para ter acesso às funcionalidades de resposta rápida.

Aparentemente, tudo isto vem acompanhado de um simpático aumento da velocidade, para evitar causar frustrações aos utilizadores. Teremos que esperar mais algumas semanas para descobrir que tal essas promessas se concretizam na prática.


P.S. Não esquecer que, para além do novo Pixel 3, é esperado que a Google vá apresentar uma linha de "Pixel Watches" em Outubro - que deverão servir como modelos de referência para este novo visual do Wear OS.

0 comments:

Enviar um comentário