06/11/2018

06/11/2018

Docking station USB tipo-C IB-DK4034-CPD - uma solução para ligar o smartphone à TV


A implementação da norma USB-C, está a ter um grande impacto junto dos utilizadores, que se vêem obrigados a utilizar novos cabos para carregar o seu smartphone . O mercado dos Smartphones e Laptops também adoptou esta tecnologia, havendo muitos fabricantes a apostar na mesma.

Hoje em dia, começa a ser cada vez mais habitual ter um portátil com apenas estas portas USB-C, bastante mais versáteis que as mais antigas USB tipo A, aquelas que nos obrigam a virar as fichas, porque estão sempre ao contrário.



Pese embora tragam muitas vantagens, o utilizador fica sempre com um problema entre mãos, pois deixa de ter onde ligar os periféricos com fichas USB tipo A. A este facto, há ainda que juntar a ausência de outro tipo de portas, como a HDMI e ethernet, que são suprimidas por forma a garantir equipamentos cada vez mais finos.

Para colmatar estas limitações, algumas marcas fornecem uma docking station com um conjunto extra de portas. Há no entanto quem não o faça, o que obriga o consumidor a procurar alternativas no mercado.


A Raidsonic é uma empresa especializada na comercialização de periféricos, que chegam ao mercado pelas suas sub-marcas, com a Icy Box a ser uma das mais conhecidas do público. A docking station USB tipo-C IB-DK4034-CPD é uma das muitas soluções que a marca disponibiliza, para quem procura este tipo de produto.



Tem como principais atributos, 6 portas para ligação de periféricos, num design compacto, que visa a portabilidade, como se pode verificar na imagem em cima.




Em termos de ligações, esta docking station apresenta as seguintes opções:
  • Porta HDMI High Speed Type-A (até 3840x2160@30 Hz)
  • Duas portas USB 3.0 Type-A (compatíveis com USB 2.0)
  • Porta Ethernet RJ45
  • Leitos de cartões SD (até pelo menos 128 GB)
  • Porta USB Tipo-C com função Power Delivery (PD) (máximo 20 V@3 A)




A ligação ao computador é efectuada através do cabo USB Tipo-C que está acoplado à docking station. Este cabo é de reduzida dimensão, pelo que a dock fica bastante próxima do portátil, o que poderá de alguma forma dificultar a ligação de alguns periféricos. Por outro lado, o facto de estarem próximo, facilita a gestão dos mesmos.

Setup de teste



A dock foi ligada à porta USB tipo C de um portátil Xiaomi Mi Air de 12,5". A porta de rede da dock ficou ligada ao router TP LINK Archer AC3150, onde também está ligado o NAS de serviço. O monitor AOC AGON AG271UG foi conectado à porta HDMI da dock, ficando a funcionar a 4K 3840x2160, se bem que limitado a 30Hz, em vez dos 60Hz que suporta a esta resolução. A uma das duas portas USB 3.0 tipo A, foi ligada uma caixa externa com um SSD.


Esta dock não necessita de fonte de energia para ser operada. Caso pretendam carregar o portátil, podem recorrer à porta USB Tipo C da dock, de resto, a única finalidade desta porta. Na imagem em cima, pode-se verificar a relação de carregamento que estava a ser utilizada à altura do teste (19,6V/2,15A).


Para testar a velocidade de transferência da porta de rede da dock, efectuou-se a cópia de um ficheiro do SSD para o NAS. A velocidade máxima teórica de uma ligação gigabit é de 125MB/s. No caso desta dock, registou-se uma velocidade média de transferência próxima dos 100MB/s. De referir, que o teste foi efectuado com o monitor ligado à dock.




Apreciação final

Com os portáteis a apresentarem cada vez menos portas, as docking stations acabam por ser uma opção incontornável, para quem trabalha em mobilidade e necessita de utilizar vários periféricos.

A porta HDMI apenas permite uma resolução 4K a 30Hz, o que poderá ser uma limitação para quem não prescinda de uma frequência mais elevada. O carregamento do portátil tem uma relação máxima de 20 V@3 A, o que em alguns casos, poderá implicar um processo de carga mais lento.

Esta docking station é uma excelente opção para quem tenha necessidade de ligar vários periféricos a um portátil com portas USB-C. O ser preço, na casa dos 80€, poderá ser um contrariedade, face às propostas low cost chinesas, mas esta terá sempre de ser uma decisão a cargo do consumidor.

Pelas razões acima expostas, esta docking station Icy Box é merecedora de um distinto QUENTE.



Icy Box  USB Type C Docking Station 
Quente

Prós
  • Portabilidade
  • Número de ligações disponível 


Contras
  • Preço
  • Comprimento do cabo para ligar ao PC

0 comments:

Publicar um comentário