09/11/2018

09/11/2018

Relatório da Google mostra que o Android está mais seguro que nunca


A Google acaba de publicar mais um relatório sobre a segurança do Android e as notícias não poderiam ser melhores, pois apenas um muito reduzido número de equipamentos, apresenta aplicações potencialmente perigosas (APP).


O Android Ecosystem Security Transparency Report, aborda de de uma forma detalhada, a segurança das diferentes partes que constituem o ecossistema do Android e qual a frequência com que estas são alvo de ataques.


Quando sai uma notícia sobre uma vulnerabilidade no Android, é habitual utilizarem-se números na casa dos milhões de smartphones. Os números agora revelados pela Google, mostram uma realidade bem diferente, com a dimensão do ecossistema a relativizar os valores dos equipamentos alvo de ataques.



Em 2014, altura em que a Google começou a reunir estes dados, os equipamentos com APP instaladas, estava abaixo de 1%. Em 2018, este valor é de apenas 0,08%, mas diz respeito aos equipamentos com aplicações que tenham origem no Google Play.

É uma boa forma de a Google demonstrar a segurança da sua plataforma de distribuição de conteúdos, mas o facto de o gigante americano não fechar a porta a instalação de terceiros, acaba por dar origem a resultados bem diferentes. Claro que nestes casos, a responsabilidade é única e exclusivamente do utilizador que opta por instalar conteúdos de fontes não certificadas.

Este relatório é por isso um bom incentivo para que não instalem aplicações de fontes desconhecidas, pois poderão estar a abrir a portar a uma qualquer ameaça, que poderá por em risco a vossa segurança.

0 comments:

Enviar um comentário