17/01/2019

17/01/2019

Android 9 já deixa apagar dados do brilho automático do ecrã

O mais recente Android 9 Pie conta com um sistema mais avançado de ajuste da luminosidade do ecrã, e que agora pode ser reiniciado sem necessidade de limpar também os dados da bateria.


Em vez do anterior sistema que simplesmente baseava o brilho do ecrã em função da luminosidade ambiente, este novo "adaptive brightness" recorre a um sistema de machine learning que tem em consideração o tipo de actividade e outros parâmetros, para ir aprendendo com o utilizador, tendo por objectivo que ao fim de algum tempo o utilizador nunca mais tenha que ajustar manualmente o brilho do seu ecrã.

É um sistema que até pode funcionar bem, mas que por vezes poderá começar a trabalhar "contra" o utilizador, no caso de já ter aprendido um padrão e o utilizador estiver perante um conjunto diferente de circunstâncias (ter mudado de rotinas ou de local de trabalho, etc). Nesse caso, a única opção para fazer reset ao sistema era limpar todos os dados referentes ao Digital Health Services, que também incluem as estatísticas sobre o comportamento da bateria; mas felizmente a Google resolveu o problema.

Quando se vai à limpeza de dados do Digital Health Storage (na sua nova versão 1.6) teremos a opção para limpar unicamente os dados referentes ao "brilho adaptativo".


Uma situação que serve para relembrar que, se por um lado os fabricantes nos querem simplificar a vida com "inteligência artificial", será bom que não se esqueçam que será conveniente dar ferramentas à "inteligência natural" que permitam fazer com que o seu smartphone faça aquilo que o utilizador realmente queira e não aquilo que o equipamento pensa que será melhor.

0 comments:

Enviar um comentário