17/01/2019

17/01/2019

Primeiras novidades sobre o que poderá vir a ser o Android Q da Google


Enquanto ainda temos a grande maioria dos utilizadores à espera da chegada da actualização com o Android 9 Pie, a Google (como não poderia deixar de ser) já está a trabalhar no desenvolvimento da próxima versão do Android.


Foi mais uma vez o XDA Developers, quem partilhou aquelas que são as primeiras grandes novidades sobre a próxima versão do Android (Q). As informações foram obtidas através de um leak do Android Q que foi instalado no Google Pixel 3 XL.

Uma das novidades é o tema escuro, algo que já andou a circular anteriormente, mas acabou por não chegar à versão final do Android. É uma funcionalidade bastante útil, até porque permite desde logo poupar bateria, além do que possibilita outro tipo de experiência de utilização, cansando menos a vista. Curiosamente, a Google acabou por ser ultrapassado neste tema, havendo marcas como a Huawei, que há já mais de um ano disponibilizam esta funcionalidade.

A interface das permissões vai novamente sofrer alterações e as opções de developers ganham novas funcionalidades, com destaque para a opção que permite gravar o que está no ecrã (mais uma vez, algo que já é disponibilizado por algumas marcas).

Finalmente um modo desktop!


"force experimental desktop mode on secondary displays"

Um modo desktop é outra das novas opções, se bem que neste caso temos apenas uma referência "force desktop mode" nas opções de desenvolvimento. Na descrição desta funcionalidade, é apresentada a uma descrição que aponta para algo semelhante ao Dex da Samsung ou EMUI Desktop da Huawei.

 Tendo em conta a capacidade de processamento actualmente disponibilizada pelos tablets e smartphones, poder utilizar um segundo ecrã de grande dimensão, é algo que permitirá potenciar outros tipos de utilização do smartphone, nomeadamente em ambiente empresarial.

0 comments:

Publicar um comentário