22/01/2019

22/01/2019

D-Link DCS-8000LH, uma câmara para controlar pelo smartphone



A segurança de pessoas e bens é cada vez mais vista como uma preocupação, face à multiplicidade de ameaças com que nos podemos deparar no dia a dia. O recurso a sistemas de alarme e vigilância, acaba por ser uma solução para lidar com este tipo de problemas.


As câmaras WiFi são cada vez mais uma opção para ter em casa, permitindo manter sobre controlo pessoas, bens e animais. A D-Link é uma das marcas que aposta neste segmento de mercado, tendo disponíveis várias opções, com diferentes níveis de funcionalidades.



A marca enviou-nos para análise a DCS-8000LH, uma câmara que se pode considerar um produto para o segmento de entrada, neste mundo da vigilância doméstica. É um equipamento bastante simpático, que por certo vai conseguir muitos adeptos junto de quem procura uma solução simples de utilizar.

Segundo a D-LINK, esta câmara tem como principais atributos, a qualidade de imagem, detecção de som e movimento, facilidade de configuração, design compacto, pode funcionar de noite(até 5m) ou dia e permite acesso remoto.




Dentro da caixa, encontramos a câmara e respectivo carregador, acompanhados da documentação de referência, onde podemos encontrar um guia rápido para configuração.



Na frente câmara, de cima para baixo, encontramos o sensor de infra-vermelhos, um microfone, o sensor de imagem 720p, sensor de luz e o led de estado.




Na traseira, apenas uma porta micro USB na zona inferior, para ligação do carregador.


Instalação


Todo o processo de instalação está dependente para aplicação mydlink e para o poderem fazer, terão de utilizar uma conta D-Link. Caso ainda não tenham uma, terão de a criar, para poderem dar seguimento ao processo de instalação.



Há duas formas para dar início ao processo de instalação: através da leitura de um qrcode (na base da câmara), ou via manual, com a identificação do equipamento a configurar. Neste caso, é utilizado o bluetooth para ligação à câmara.



Definida a divisão onde o equipamento vai ficar instalado, é tempo de configurar a ligação WiFi, escolhendo a rede à qual a câmara se vai ligar.



Em Funcionamento

Esta aplicação mydlink, serve não só para controlar a câmara, mas também para interagir com outros equipamentos inteligentes da D-Link, razão pela qual disponibiliza algumas opções que não têm utilidade prática para a câmara.

No ecrã principal, temos 3 zonas:
  • Superior, com menu lateral, data/hora e dashboard, onde definimos que informação desejamos ter no ecrã;
  • Na zona intermédia, uma área com "cartões", um maior para uma imagem com o que estava a ser captado na altura em que se abriu a app e por baixo desta, uma área para os atalhos que definidos no dashboard;
  • Zona inferior, com os atalhos rápidos e uma área que se oculta automaticamente, onde encontramos 4 ícones que dão acesso aos equipamentos, atalhos rápidos, eventos/vídeo e definições.






No dashboard podemos configurar quais os equipamentos, atalhos e as opções para acesso rápido que pretendemos ver apresentada no ecrã principal. No caso destes últimos, podem definir a ordem de apresentação dos mesmos.

 Caso assim pretendam, poderão desactivar as secções individualmente, bastando para isso, um toque no comutador apresentado no cabeçalho, à direita. Desta forma, poderão configurar o ecrã principal, para ficar com o layout que mais vos convier.

Ainda na zona superior, o lado oposto, temos o atalho para o menu lateral, que dá acesso às entradas que também temos na zona inferior do ecrã. Através deste menu podem também adicionar novos equipamentos, consultar o estado das gravações na nuvem, as novidades e a integração com serviços de terceiros, como é o caso do Google Assistant, IFTTT e Alexa.



Na secção "Câmara", ao tocarem nesta área, passam a ter a imagem ao vivo, do que está a ser captado pela câmara. Um segundo toque (ou caso escolham logo a opção visualização), dará acesso ao ecrã para controlo da câmara.



No canto superior direito, dois ícones que dão acesso às definições e ao serviço de gravação na nuvem. A detecção de movimento permite definir quais as áreas onde o mesmo deverá estar activo. Esta opção acaba por ser importante, pois a câmara é fixa, não havendo a possibilidade de alterar mecânicamente a área a filmar.

Na zona inferior, três ícones que permitem tirar uma fotografia, mostrar/ocultar o controlo da resolução da imagem e do áudio e por último à direita, a gravação local de vídeo.



A imagem captada pela câmara é apresentada no terço superior do ecrã. O ícone da nuvem, indicam que o serviço está activo. Se rodarem o ecrã, a imagem passa a ecrã completo, com os ícones anteriormente referidos, a passarem para uma barra na zona inferior do ecrã.

O modo de visualização nocturno pode ser activado automaticamente, possibilitando dessa forma a captura de imagens mesmo quando não houver iluminação ambiente. A qualidade de imagem (720p) é suficiente para o fim a que se destina este equipamento, não perdendo muito em detalhe, mesmo no modo nocturno.

Tem um ângulo de visualização de 120º, com a imagem a ficar arredondada nas laterais.




O serviço de gravação na nuvem tem várias opções, com o utilizador a por optar por uma modalidade gratuita, que suporta até três câmaras. O ponto menos positivo desta opção, é o facto de as gravações só estarem disponíveis durante 24H. Para colmatar esta limitação, as notificações são particularmente importantes, dando a possibilidade ao utilizador para fazer download da gravação.





Apreciação final



Esta câmara D-LINK DCS-8000LH é uma opção interessante, para quem procura uma câmara simples de utilizar. Está recheada de funcionalidades, que permitem ao utilizador interagir com outros equipamentos e serviços. Desta forma, podem definir vários cenários de utilização, que poderão ser activados automaticamente, em função das acções pré-definidas.

A ausência de um slot para instalação de um cartão microSD, é compensada pela modalidade de armazenamento gratuito na nuvem, se bem que limitada a 24H. O facto de não permitir alterar mecânicamente a área a filmar, pode ser uma limitação para alguns utilizadores, que por isso mesmo deve ser analisada a quando da aquisição.

A app mydlink é bastante completa, ao mesmo tempo que é simples e intuitiva, sendo por isso uma boa opção para os utilizadores menos experientes. Tem um preço a começar nos 47€ no mercado nacional, sendo por isso merecedora de um distinto Quente.



D-LINK DCS-8000LH

Quente


Prós

  • Facilidade de utilização
  • App de controlo bastante completa

Contras

  • Não permite armazenamento local
  • Imagem arredondada nas margens


0 comments:

Enviar um comentário