11/01/2019

11/01/2019

Huawei vai passar a bloquear launchers alternativos na EMUI 9 ?


O Android tem na sua flexibilidade e versatilidade, dois dos principais argumentos que suportam o sucesso obtido por este sistema operativo, no mercado mobile. Cada marca, à sua maneira, procura apresentar uma proposta diferente, com mais ou menos customizações, mas sempre sem interferir na liberdade que o utilizador tem em optar por soluções alternativas.





Confirmando-se a notícia vinda agora a público, esta situação poderá estar prestes a mudar, com a Huawei a não permitir a utilização de launchers alternativos nos smartphones com a nova EMUI 9, algo de resto já está a acontecer há algum tempo na versão chinesa da EMUI.


A notícia ainda carece de validação oficial e para já, podemos confirmar que a limitação não está activa, podendo o utilizador escolher qual o launcher que pretende utilizar. O sistema apenas emite um aviso, alertando para o facto de a alteração de launcher poder dar origem a um maior consumo de bateria e dados. Os riscos de segurança são outro dos aspectos referidos, se bem que no caso destes últimos, basta ao utilizador ter algum critério na escolha do launcher a utilizar, não optando por aplicações desconhecidas e acima de tudo, não efectuar downloads de fontes não recomendáveis.


Bloquear não! Informar e dar a possibilidade de escolha!

Tendo em conta que os utilizadores têm a possibilidade de configurar inúmeros aspectos do sistema, por forma a permitir o tipo de utilização que desejam obter do seu equipamento, impossibilitar a utilização de launchers, ou outro tipo de apps, é uma decisão que não deverá caber à marca. Deve sim, ser o utilizador a ter a possibilidade de fazer as suas escolhas, com a marca a informar sobre quais os riscos que este pode correr, ao optar por soluções diferentes das fornecidas de origem com o equipamento.

Vamos aguardar por uma clarificação desta situação, esperando que a impossibilidade de utilizar um launcher alternativo não venha a chegar aos mercado ocidentais, sendo que o recomendável seria, que a mesma não existe em toda e qualquer versão da EMUI.

0 comments:

Publicar um comentário