27/02/2019

27/02/2019

Barra de navegação do Android Q com novo layout


Depois de ter adoptado os gestos de navegação, para o próximo Android Q a Google parece querer distanciar-se ainda mais do botão de "back", podendo fazê-lo desaparecer por completo.


Depois de no Android P a Google ter introduzido, em opção, a possibilidade de trocar os tradicionais botões de navegação por um sistema de gestos, para o Android Q a transição parece ser obrigatória, deixando de estar disponível qualquer opção para usar os botões - e também fazendo desaparecer o anacrónico botão de "back" que permanecia visível mesmo com os gestos activados.

Embora o botão desapareça, o "back" continuará a estar disponível, mas através de um gesto de deslizar para a esquerda a partir do indicador central.

Confesso que nunca fui fã do botão de retroceder no Android, por me parecer que serve mais para confundir do que para ajudar. Quando estamos no browser, o botão de back andará para a página anterior, ou irá sair da app? A falta de consistência da operação dependendo do que se está a fazer torna-se contraproducente, e não posso dizer que me lembre da última vez que o utilizei. Por mim, poderá desaparecer por completo que não deixará saudades nenhumas.


0 comments:

Enviar um comentário