19/02/2019

19/02/2019

Saiba como agir numa situação de emergência num espaço público


Porque a vida não só smartphones, hoje apresentamos um artigo que aborda a forma como se deve agir numa situação de emergência num espaço público.

 
Ao contrário de emergências em locais que conhecemos bem, como as nossas casas ou os locais de trabalho, nos espaços públicos o desconhecimento do local pode constituir um grave perigo para os seus ocupantes. A APSEI mostra-lhe como melhor agir nestas situações para se proteger a si e a outros

É possível, nos recintos em que estão concentradas várias pessoas, criarem-se momentos de pavor que rapidamente podem escalar e causar feridos e perdas humanas. Estes perigos são ainda maiores quando se verificam fenómenos como sismos, incêndios, colapso de estruturas, terrorismo ou atos de vandalismo, que facilmente geram o pânico. Sabe como se proteger a si e a outros nesses momentos? A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança dá-lhe os melhores conselhos sobre como agir em caso de emergência.

Saiba como agir numa situação de emergência
Durante uma situação de emergência é imprescindível tentar manter a calma e acalmar quem está à sua volta. Quando ouvir o sinal de alarme, retire-se do local ordeiramente e não corra, optando sempre pelas escadas sinalizadas para evacuação – poderão existir caminhos que habitualmente usa, mas há a probabilidade de estarem bloqueados ou fechados. Se estiver dentro de um elevador saia no piso mais próximo.
Em caso de ser necessário abandonar o local não se esqueça que a sua vida é o mais importante. Se tiver de abandonar malas, mochilas ou outros objetos para se movimentar melhor, não hesite em fazê-lo! Nada vale mais que a sua vida. Se estiver sentado nos lugares mais altos de um estádio ou pavilhão, e se não estiver em situação de perigo, deve permanecer sentado até indicações da equipa de evacuação. No entanto, deve preparar-se para sair do recinto.
Perante uma situação de pânico generalizado, não se precipite para uma saída de emergência, verifique se não existem alternativas com menos gente. Se cair durante a saída, tente levantar-se o mais depressa possível, porém, se não conseguir, proteja a sua cabeça com os braços e encolha-se.
Se estiver a ser arrastado por uma multidão, deve andar no mesmo sentido desta, tentando chegar-se para uma parte lateral da mesma. Se possível encoste-se a uma das paredes laterais, onde estará mais seguro.  Nunca fique parado junto a portas ou saídas de emergência, uma vez que os acessos às mesmas devem estar livres.
Se presenciar alguma situação de desacato ou violência, retire-se do local e avise as autoridades competentes. Nunca entre em provocações ou confrontos. Lembre-se, os agentes da autoridade e membros da organização estão consigo para o ajudar, por isso siga sempre as instruções dadas pelos mesmos.

Sabe como proteger crianças, grávidas, idosos e deficientes em situações de pânico?
Numa situação de pânico nem sempre se conseguirá proteger a si mesmo e, por isso, proteger outra pessoa representa um enorme desafio. Crianças, grávidas, idosos e deficientes fazem parte do chamado grupos de risco e têm prioridade na evacuação do local da emergência.
Se estiver a acompanhar crianças, é fundamental que nestas situações a consiga manter calma e, para isso, deverá também manter-se o mais sereno possível. No meio de uma multidão e numa situação de pânico, onde os empurrões são uma constante, as crianças, devido à sua estatura física, correm grandes riscos. Nunca desvie a sua atenção delas, segurando-as pela mão e, se possível, pegando-as ao colo.
No caso de estar com uma grávida, deve acompanhá-la para a saída de emergência, optando por fazê-la percorrer o caminho sempre junto a uma parede, para evitar choques na barriga. O mesmo se aplica aos idosos, em quem situações de queda ou choque podem ter consequências graves.
Se o seu acompanhante for portador de alguma deficiência, deve informar alguém da equipa de evacuação o mais rápido possível, principalmente se a pessoa necessitar de ajuda para se locomover.

E Lembre-se!
Os espaços abertos ao público têm equipas preparadas para apoiar a evacuação dos ocupantes. É muito importante que siga as instruções dos responsáveis do espaço ou das autoridades presentes no local, dando sempre prioridade à evacuação dos grupos de risco.
Colabore e facilite a atuação das entidades competentes, sem colocar a sua vida em risco!

A APSEI irá realizar, no próximo dia 13 de março, o Open Day APSEI Medidas de Autoproteção em Espaços que Recebam Público, na sede da associação, em Sacavém. As inscrições são gratuitas e pode-se inscrever aqui.

0 comments:

Enviar um comentário