17/02/2019

17/02/2019

Tasker ganha síntese de voz WaveNet de alta qualidade


Os fãs do ultra-versátil e multi-facetado Tasker podem agora por o seu smartphone a falar com uma voz mais natural que nunca, cortesia do serviço text-to-speech WaveNet da Google.


Há muito que é possível por o nosso smartphone "a falar", mas nem todos apreciam as vozes artificiais que estes produzem. O WaveNet da Google é um sistema que permite criar vozes bastante mais naturais - e que até suporta Português de Portugal (para além do Brasil) - e que agora pode ser utilizado a partir do Tasker (por agora apenas na versão beta).



Uma parte interessante é podermos usar SSML para definir diferentes tipos de expressão na mensagem falada, também contribuindo drasticamente para uma voz mais natural.

Há apenas um pequeno detalhe que se pode revelar um entrave para alguns utilizadores (embora não demasiado para o utilizador típico do Tasker): para se ter acesso a estas vozes será necessário registarem-se na Google para obterem uma chave para a API do Cloud Text-to-Speech. Este chave permitirá utilizar o serviço gratuitamente para conversões até 1 milhão de caracteres por mês; mas a partir daí começará a ser cobrado $16 por cada milhão adicional. Alternativamente, se optarem pela utilização de vozes mais simples (não-WaveNet) têm direito a 4 milhões de caracteres gratuitos por mês, com um preço de $4 por cada milhão adicional.

... Para a maioria dos utilizadores, imagino que 1 milhão seja mais que suficiente para todos os alertas e mensagens que quiserem ler num mês!

0 comments:

Enviar um comentário