08/03/2019

08/03/2019

6 dicas essenciais para conseguirem melhores fotografias com o smartphone

 
As diferentes marcas, apostam cada vez mais na qualidade das câmaras que utilizam nos seus smartphones, por forma a conseguirem garantir a escolha do consumidor. O software e a inteligência artificial ajudam a que contornar as limitações de quem opera a câmara, mas nada melhor que saber alguns truques, para conseguirem melhores fotografias. 


Antes da época dos smartphones, tirar uma boa fotografia envolvia uma maior logística: adquirir uma boa câmara e um software de edição para o computador da casa, bem como investir algum tempo e energia para aprender a utilizá-los. Hoje em dia, graças aos smartphones, uma boa fotografia está à distância de um clique e por isso a Wiko, fabricante europeia de smartphones, traz as 6 dicas essenciais para uma boa fotografia.

1. Usa a regra dos três terços para enquadrar a tua foto
Uma das maneiras mais fáceis de melhorares as tuas fotografias móveis é utilizares a “regra dos terços” no momento de tirar a foto – segundo esta regra, uma imagem deve ser dividida em três partes, horizontal e verticalmente, formando nove partes no total.
De acordo com esta teoria, se colocares os pontos de interesse nessas interseções ou ao longo das linhas, a tua foto ficará mais equilibrada e nivelada, permitindo que interajam com ela de maneira mais natural.

2. Abraça o espaço negativo
"Espaço negativo" refere-se simplesmente às áreas em redor e entre os objetos de uma imagem - e pode transformar uma fotografia boa numa fotografia ótima!
Ao incluíres muito espaço vazio numa foto, o teu objeto destaca-se e evoca uma reação mais forte em quem vê a imagem. E como é o espaço negativo? Muitas vezes, é uma grande extensão de céu aberto, água, um campo vazio ou uma grande parede. A imaginação é o limite.

3. Concentra-te em apenas um objeto
Muitas das melhores fotografias incluem apenas um objeto interessante. Assim, ao tirares uma fotografia, passa algum tempo extra a preparar o ambiente. Alguns fotógrafos dizem que o objeto não deve preencher todo o quadro e que dois terços da foto deve ser um espaço negativo - o que ajuda o objeto a destacar-se mais. Certifica-se de tocar no ecrã do smartphone para focar a câmara no objeto, isto ajudará a garantir que a fotografia fique focada e que a iluminação seja otimizada.
Depois de tirares a tua foto, podes usar filtros e aplicações para tornar o objeto ainda mais nítido ou cortar a fotografia para o enquadrar corretamente. O brilho, o contraste e a saturação da foto também podem ser ajustados de acordo com o teu smartphone.

4. Procura diferentes perspetivas
Tirar fotografias de um ângulo único e inesperado pode torná-las mais memoráveis - tende a criar uma ilusão de profundidade ou altura com os objetos. Também faz com que a imagem se destaque, uma vez que a maioria das fotografias móveis são tiradas de forma direta ou de uma vista aérea.
Tenta tirar uma foto diretamente para cima e brincar com o céu como espaço negativo, por exemplo.

5. Brinca com os reflexos 
Há algo bastante idílico em ver o céu refletido em um corpo de água. Há uma razão pela qual amamos ver isso – os nossos olhos são atraídos por reflexos. Então, procura oportunidades para brincar com eles nas fotos.
Há uma abundância de lugares prontos para encontrar reflexos - poças, grandes massas de água, espelhos, óculos de sol, copos e superfícies metálicas são apenas alguns exemplos. Arrisca!

6. Captura pequenos detalhes
Conheces a frase "São as pequenas coisas que contam"? Às vezes, isso também se aplica a fotografias. Imagens em close-up que capturam pequenos detalhes delicados podem criar um conteúdo visual realmente atraente. Fica atento a texturas e padrões como o descascar de tinta, uma estrada de cascalho ou um azulejo de mosaico.

Quando se fala de fotografia móvel as opções são imensas. Estas são apenas algumas das dicas essenciais para capturares uma boa imagem, mas existem muitas mais. Experimenta ir passear com o teu smartphone na mão e faz experiências com os seus modos, filtros e tudo o resto!

0 comments:

Enviar um comentário