28/04/2019

28/04/2019

Google prepara Android básico para telemóveis sem touchscreen


A Google está a trabalhar numa nova versão do Android, destinada a telemóveis ultra-económicos, sem touchscreen.


Parece que a Google não quer limitar a sua oferta no segmento económico ao Android Go, e está a trabalhar num verdadeiro "regresso às origens" para o seu Android, com uma versão baseada no velhinho Android Oreo (8.0) destinada aos chamados feature phones, e dispensando até a utilização de um touchscreen.


Capturas de ecrã de um Chrome "lite" acabam por revelar esta nova versão, através do icon de settings do sistema que aparece na barra de estado no topo.

Mesmo considerando que actualmente temos smartphones Android a custo extremamente reduzido, há que ter a noção de que existem mercados onde mesmo um smartphone de 50 ou 60 euros poderá ser considerado caro - e que é precisamente esse o mercado para onde os fabricantes se querem expandir, para conquistarem os próximos milhares de milhões de clientes. Um Android ultra-lite, destinado aos feature phones torna-se, por isso, bastante atractivo - e algo que certamente a Google quer aproveitar, já que é um segmento onde não terá que se preocupar com a concorrência da Apple.

A grande questão será perceber porque é que a Google decidiu pegar no Android Oreo como base, já com vários anos, em vez do mais recente e optimizado Android Pie ou até mesmo o futuro Android Q? (Se bem que, como não tem publicado o habitual relatório mensal da distribuição do Android, nem sabemos como é que Android P anda.)

0 comments:

Enviar um comentário