15/05/2019

15/05/2019

Google esclarece o misterioso regresso do jack de 3,5mm


O jack de 3.5mm para saída de som é ainda motivo de discussão no mercado mobile. Há quem defenda a eliminação desta saída de som, mas continua a existir uma elevado leque de utilizadores, a exigir que as marcas apresentem equipamentos, com este tipo de ligação.


Segundo a Google, a principal razão para a eliminação do Jack de 3,5mm, prende-se com aspectos de design, com a eliminação das margens do ecrã a justificar esta opção, que actualmente começa a ser uma tendência.

Pixel 3a - the jack is back

A Google aproveitou o Google I/O 2019 para apresentar dois novos smartphones, pensados para o mercado de gama média. Ao contrário dos Pixel 3 e Pixel 3 XL, os novos Pixel 3a e Pixel 3a XL, apresentam argumentos que procuram responder às necessidades de quem procura um smartphone com boa capacidade de desempenho, por um preço em conta.



A Google fez por isso algumas alterações, voltando a apostar no policarbonato para o corpo do smartphone. O processador Snapdragon 670 é claramente um gama média, mas a câmara traseira representa uma evolução inesperada, disponibilizando uma qualidade de imagem que até agora não se tinha visto, num equipamento que tem no preço, um dos seus mais fortes argumentos.

A presença de um Jack de 3,5mm foi uma surpresa verdadeiramente inesperada, pois a Google tem vindo a apostar no USB-C para a saída de som. Claro que este regresso ao passado, fez desde logo surgir várias teorias, havendo quem defendesse que a Google iria dar um passo atrás.




Sonyia Jobanputra da Google, veio desmistificar esta situação, apresentando os motivos que levaram o gigante americano a voltar a apostar neste tipo de saída de som. Os argumentos não poderiam ser mais simples, diga-se, com a Google a justificar a sua opção com base em dois critérios, preço e conveniência.

A responsável da Google considera que os consumidores que procuram um smartphone no intervalo de preço em que os novos Pixel se inserem, preferem uma opção flexível, que acaba por ser materializada no jack de 3,5mm. O futuro passa contudo pelo áudio digital, com o utilizador a poder recorrer a um adaptador na porta UBS-C, com o bluetooth a ser outra alternativa.

O mais curioso nesta posição da Google, é o facto de esta última considerar que muitas pessoas têm os seus headphones e pretendem continuar a utilizá-los no dia a dia, pelo que a entrada para o jack de 3,5mm, contínua  fazer todo o sentido. É o tipo de declaração que fica sempre bem, mas numa situação como estas, haverá sempre quem não esteja de acordo.

Caberá às diferentes marcas apostar em headphones USB-C e/ou bluetooth, algo que até ao momento não tem vindo a acontecer, ou pelo menos, de uma forma sustentada, para permitir uma transição sem sobressaltos.

0 comments:

Enviar um comentário