06/06/2019

06/06/2019

Obra de Candido Portinari, o Pintor do Povo, está disponível no Google Arts & Culture


Em colaboração com seis museus brasileiros, o Google Arts & Culture está a lançar uma exposição sobre Candido Portinari, com vista a homenagear as obras de um dos mais importantes artistas brasileiros.

É a primeira vez que as pessoas poderão apreciar a sua coleção de mais de 5.000 obras de arte, milhares de cartas e documentos do seu arquivo pessoal e curadoria de histórias sobre a arte, a vida e o legado de Portinari num único lugar.

Post de : Luisella Mazza, Head of Operations, Google Arts & Culture


A história da América Latina não é, apenas, contada nos livros de história -  é também contada pelo seu povo, pela sua estória e arte. A melhor maneira de entender a realidade latino-americana é através das vozes de artistas como o brasileiro Candido Portinari. Hoje, em colaboração com seis museus brasileiros, incluindo o Projeto Portinari e a Pinacoteca, o Google Arts & Culture está a lançar uma  vasta exposição sobre Candido Portinari para homenagear as obras de um dos mais importantes artistas brasileiros. É a primeira vez que as pessoas poderão apreciar a sua coleção de mais de 5.000 obras de arte, milhares de cartas e documentos do seu arquivo pessoal e curadoria de histórias sobre a arte, a vida e o legado de Portinari num único lugar.

As suas pinturas únicas deram voz àqueles que não tinham: os camponeses, que com as próprias mãos construíram o futuro das nações latino-americanas. Através do seu trabalho, Portinari sempre procurou ligar pessoas independentemente das divisões sociais, culturais ou geográficas.

Dez imagens de ultra resolução - tiradas pela nossa Art Camera - de algumas das suas obras mais icónicas exemplificam a sua abordagem: Conheça obras como o "Mestiço" (1934)" O Lavrador de Café" (1934) e "Café" (1935), ou as pinturas de “Guerra” e “Paz” que estão na entrada da sede das Nações Unidas. Ambas destacam-se não apenas pelo seu tamanho, mas pela técnica mural que marcou um momento muito importante na carreira do artista. Para estes dois ícones modernos, criámos uma espécie de visitas pelas pinturas, ou seja, uma experiência interativa que guia o utilizador a clicar numa obra de arte e a ampliar os  pormenores com base em comentários perspicazes.


Como parte da exposição on-line, todos poderão também conhecer detalhes sobre o processo criativo de Portinari. O utilizador pode conhecer, através do Street View, a casa do pintor Brodówski em São Paulo, e descobrir ícones como a pequena capela que o próprio construiu para a sua avó. Caso o utilizador utilize um Google Cardboard, até pode mesmo experimentar o passeio com imagens em 360 º.

Mais de 15.000 imagens de cartas históricas, jornais e revistas relacionadas com o trabalho de Candido Portinari colocam em destaque também um dos artistas mais importantes do século XX. 

Depois da exposição “Faces of Frida,” a exposição “Portinari: O pintor do povo” é a segunda maior mostra dedicada a um artista latino americano no Google Arts & Culture.

Juntamente com os nossos parceiros, celebramos o talento e reconhecemos o legado de artistas que, através do seu trabalho, conseguiram escrever a história da América Latina, para o mundo inteiro apreciar. 

0 comments:

Enviar um comentário