23/08/2019

23/08/2019

Acabaram-se as sobremesas, Android Q é o Android 10


Desde o Android 1.5, cada nova versão do Android ficava associada a uma sobremesa. Com a chegada do Android Q prestes a ter lugar, ficámos a saber que os doces deixam de fazer parte da ementa da Google, que optou por uma designação simplificada: Android 10.

A identidade da marca do Android está a evoluir. À medida que continuamos a desenvolver o Android para todos, queremos garantir que a nossa marca seja o mais abrangente possível. Como tal, estamos a lançar uma nova imagem mais moderna e mais acessível. Veja aqui como a marca Android evoluiu na última década e conheça o nosso novo logótipo.


Post de Sameer Samat, VP of Product Management, Android

Durante a última década, a plataforma aberta do Android criou uma comunidade próspera de fabricantes e programadores que alcançam um público global com os seus dispositivos e aplicações. Todo este desenvolvimento expandiu-se para telefones, tablets, carros, relógios, TVs e muito mais - com mais de 2,5 mil milhões de dispositivos ativos em todo o mundo. À medida que continuamos a desenvolver o Android para todos na comunidade, a nossa marca deve ser o mais inclusiva e acessível possível, e acreditamos que podemos melhorar em diversas maneiras.


Em primeiro lugar, estamos a mudar a forma como nomeamos os nossos lançamentos. A nossa equipa de engenheiros sempre utilizou nomes de código internos para cada versão, com base em guloseimas ou sobremesas saborosas por ordem alfabética. Esta tradição da nomeação tornou-se uma parte divertida do lançamento quer interna quer externamente.Mas, ao longo dos anos, ouvimos comentários de que os nomes nem sempre foram compreendidos por todos na comunidade global.

Por exemplo, L e R não são diferenciados quando ditos em alguns idiomas. Então, quando algumas pessoas escutaram Android Lollipop em voz alta, não ficou claro que este termo referia-se à versão depois do KitKat. É ainda mais difícil para os novos utilizadores do Android, que não estão familiarizados com a convenção da denominação, perceber se o telefone está a correr a versão mais recente. Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns locais, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um deleite popular em muitos locais  do mundo.

Tratando-se de um sistema operativo global, é importante que estes nomes sejam claros e relacionáveis para todas as pessoas no mundo. Assim, a próxima versão do Android simplesmente utilizará o número da versão e será chamada de Android 10. Acreditamos que esta alteração ajuda a tornar os nomes das versões mais simples e intuitivas para a nossa comunidade global. E enquanto existem muitas sobremesas "Q" tentadoras por aí, achamos que na versão 10 e em 2,5 mil milhões de dispositivos ativos, será a altura certa para levar a cabo esta mudança. 

Um design renovado para a marca

A marca Android tem evoluído ao longo do tempo. Em 2014, atualizámos o nosso logotipo e a respectiva cor e, este ano, apresentamos uma imagem mais moderna e acessível.

                                                                        

O design do logotipo inspira-se no membro não humano mais reconhecido da comunidade, o robot Android. O robot é de todos na comunidade, e tem sido um símbolo de diversão e curiosidade no coração do Android. Agora, tem um lugar especial no nosso logotipo.

Também alterámos o logotipo de verde para preto. É uma pequena mudança, mas descobrimos que o verde era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais. O logotipo geralmente é emparelhado com cores que dificultam a respectiva visualização. Por isso, criámos um novo conjunto de combinações de cores que melhoram o contraste.

A próxima evolução do Android 

Vamos começar a utilizar o novo logotipo nas próximas semanas a par do lançamento final do Android 10. Agradecemos à comunidade por apoiar o Android e por inspirar-nos ao longo dos anos.

0 comments:

Publicar um comentário