20/08/2019

20/08/2019

Android Q vai ter navegação por gestos como primeira opção: Google explica o porquê desta decisão


A navegação por gestos é um dos maiores desafios que a Google tem pela frente, isto no que ao Android diz respeito. A forma lenta e demasiado calculista com que o gigante americano tem vindo a trabalhar este assunto, não tem ajudado à sua implementação, o que terá contribuído para que os OEM não ficassem à espera de uma solução disponibilizada pela Google.


Xiaomi, Huawei e mais tarde a Samsung, apresentaram os seus sistemas de navegação por gestos, cada um deles com opções diferentes, o que acabou por possibilitar uma melhor definição daquele que é o melhor método para navegar no Android.

A Google, tem vindo a disponibilizar esta solução, sempre de forma altamente defensiva, apostando num sistema de apenas um gesto, que mantinha dois botões na barra de navegação. O Android Pie dava esta possibilidade ao utilizador, sendo que de origem, a opção escolhida continuava a ser a barra de navegação com os 3 botões virtuais.

O facto de a Google estar a ser muito demorada na disponibilização de um sistema de navegação por gestos, terá por certo contribuído para que o gigante americano não colocasse obstáculos à implementação de sistemas alternativos, por parte dos OEM. Xiaomi, Huawei, OnePlus e Samsung, são algumas das marcas que por certo terão acolhido esta decisão com satisfação, pois poderão continuar a apostar nas suas soluções, que continuvam a estar à frente daquilo que a Google estava disponível para arriscar.

Android Q veio mudar o desequilibro da balança

Com a chegada das versões beta do Android Q, este cenário começou a mudar de figura, com a Google a finalmente decidir-se em apostar decisivamente, num sistema completo para navegação por gestos. A similaridade com a solução da Apple não deixou grandes margens para dúvidas, com a Google a copiar a infeliz ideia de apresentar uma fina barra, na zona inferior do ecrã.

Mais recentemente, com o lançamento da beta 6, a Google deu mais um passo em frente, pois além de manter o gesto de back a meio das laterais do ecrã, corrigiu a mão, eliminado a tal barra que só servia para ocupar espaço.



Navegação por gestos passa a primeira opção 

Os números continuam a desempenhar um papel preponderante na tomada de decisão da Google, mas a situação está longe de estar resolvida. Os resultados agora partilhados, acabam no entanto por tornar a situação mais cinzenta, impossibilitando a unanimidade da decisão.

Navegação por gestos

Prós


  • Os gestos podem ser uma forma mais rápida, natural e ergonómica de navegar no smartphone;
  • Os gestos são mais intencionais do que os botões virtuais;
  • Os gestos permitem uma experiência mais imersiva na utilização das aplicações.

Contras


  • Os gestos não são do agrado de todos os utilizadores;
  • Os gestos são mais difíceis de aprender;
  • Os gestos podem interferir no padrão de navegação de algumas app.

Em face destas conclusões e da fragmentação que o sistema de navegação por gestos actualmente apresenta, a Google trabalhou com os OEM, por forma a conseguir uma uniformização da navegação por gestos no Android. Esta decisão teve como objectivo, a disponibilização de uma experiência de utilização consistente, tanto para os utilizadores, como para os developers, que passarão a ter como opção pré-definida os gestos do Android Q, em todos os equipamentos que venham a ser lançados, depois da apresentação oficial, da nova versão do Android. A Google vai no entanto deixar uma porta aberta aos utilizadores, que terão sempre a possibilidade de repor a barra de navegação, com os três botões virtuais.

Números para justificar esta opção


Os estudos levados a cabo pela Google, tiveram como objectivo perceber como é que os utilizadores seguram no smartphone, qual o alcance dos dedos no ecrã e quais as zonas deste que eram mais utilizadas. Com base nesta informação, construíram vários protótipos, com vista a avaliar parâmetros a velocidade de utilização, ergonomia e agradabilidade de cada opção. Foi igualmente analisado tempo necessário para aprender a utilizar cada opção, quanto tempo demorava o utilizador a sentir-se confortável e qual a sua opinião sobre o sistema de navegação. 


A acção "voltar atrás" é um elemento característico do Android, estando presente desde a sua primeira versão. É apreciada pela generalidade dos utilizadores, devido a facilidade em perceber como funciona e a comodidade que oferece. Há contudo aspectos a melhorar, muito devido ao comportamento que esta opção deve oferecer, sendo que nem sempre funciona da forma que seria esperada.

A equipa do AadM tem opiniões distintas quanto a necessidade de existência desta função back , mas os registos apresentados pela Google não deixam margens para dúvidas, com o back a ter uma utilização 50% superior à do botão home, o que demonstra bem a sua utilidade no Android. 

Tendo em conta a importância que os utilizadores atribuem ao gesto back, este foi visto como prioritário face a outras acções, como as aplicações recentes, ou o painel de apps (drawers). As zonas mais utilizadas (e acessíveis) do ecrã, foram assim escolhidas para os gestos back e home.




Os gráficos acima, apresentam os resultados relativos à ergonomia e utilização com uma mão (maior é melhor), tempo para executar as funções home/back (menor é melhor) e tempo para consultar as apps em segundo plano (menor é melhor).

Em média, as acções home/back foram efectuadas de forma mais rápida com o sistema de navegação do Android Q, sendo que o acesso às aplicações recentes acaba por ficar mais lento. A sustentar esta opção, está o facto de esta acção ser utilizada menos de metade das vezes que a função home.

Não deixa contudo de ser interessante o facto os utilizadores considerarem o sistema de gestos do Android Q ideal para a utilização com um mão, mas os botões virtuais foram considerados como a opção mais ergonómica para a maioria dos utilizadores, pelo que esta mudança será tudo menos pacífica.

0 comments:

Enviar um comentário