21/08/2019

21/08/2019

Google Camera já mostra serviço no Asus ZenFone 6


Os smartphones Pixel apresentam um nível de qualidade fotográfica digno de registo, com a Google a não embarcar na corrida a múltiplas câmaras, como forma para conseguir este desempenho. A sua grande aposta é no software, com a Google Camera a conseguir disponibilizar resultados verdadeiramente incríveis, que apenas são batidos em alguns cenários, pelas câmaras do Huawei P30.


A comunidade de developers, cedo começou a trabalhar na compatibilização da Google Camera para outros smartphones com processador Snapdragon da Qualcomm. Os resultados obtidos podem não igualar os dos smartphones Pixel, mas são garantidamente, bem superiores aos disponibilizados pelas aplicações fornecidas pelos fabricantes.

Google camera faz milagres

Já tivemos oportunidade de comprovar este facto, na análise ao ZenFone Max Pro M2 da Asus, um smartphone de gama média, que ganhou um novo brilho, com a utilização de uma versão modificada da Google Camera.

Lançado o ZenFone 6, havia desde logo a curiosidade em verificar se os developers iriam trabalhar  numa versão da Google Camera para este smartphone. A Asus acabou por surpreender, ao criar um plano de apoio aos developers, com um dos principais responsáveis por levar a Google Camera a múltiplos smartphones, a ser um dos escolhidos para receber um ZenFone 6. Com esta inesperada surpresa, ficou ainda mais acesa a curiosidade relativamente a melhorias na câmara do novo topo de gama da Asus, até porque o seu gama média, já tinha mostrado que a Google Câmara era capaz de verdadeiros milagres.

Não demorou muito tempo até que o developer Arnova8G2 disponibiliza-se a primeira versão de teste da Google Camera para o ZenFone 6. A grande curiosidade estava no modo noite, mas a aplicação tardou em conseguir disponibilizar imagens com um mínimo de qualidade, apresentando problemas de ordem diversa.

Temos vindo a experimentar as diferentes versões que o developer tem lançado e actualmente, já é possível obter ,resultados de melhor qualidade com a Google Camera em modo noite, do que aqueles disponibilizados pela Asus Camera .

Asus Camera vs Google Camera vs Mate 20 Pro vs Pixel 3a


ZenFone 6 - Google Camera


No bloco de imagens em cima, podem avaliar esta situação em três cenários distintos em termos de iluminação, sendo que em todos eles a luz disponível é muito reduzida ou mesmo quase nula. As  duas primeiras imagens mostram a diferença entre a app da Asus e a Google Camera no ZenFone Max Pro M2. As 9 imagens seguintes estão organizadas em blocos de 3, com a mesma situação a ser fotografada no mode noite, com o ZenFone 6, a Google camera a correr no ZenFone 6, com o Mate 20 Pro e com o Pixel 3a.

No primeiro cenário a luz é apenas residual, com uma tv a apresentar a programação (texto em branco, com fundo em negro). No segundo cenário, a tv foi desligada e foi utilizada luz no exterior da sala. O último cenário é igual, se bem que com luz natural.

Embora os resultados ainda estejam longe de acompanhar o Mate 20 Pro e o Pixel 3a, é já notória a diferença da qualidade das imagens disponibilizadas pela Google Camera a correr no ZenFone 6 da Asus.

Há espaço para melhorias e tendo em conta os resultados já conseguidos com outros smartphones a correr esta versão modificada da Google Camera, este ZenFone 6 poderá conseguir disponibilizar fotografias ainda com melhor qualidade, especialmente nos modos noite e HDR. 

0 comments:

Enviar um comentário