02/09/2019

02/09/2019

HMD continua a dominar no campo das actualizações do Android



As actualizações de software e os patch de segurança, continuam a ser um dos pontos menos conseguidos do Android, com a Google a não apresentar soluções que consigam resolver este problema, de uma vez por todas. O Project Treble, prometia uma revolução na distribuição das actualizações do Android, mas acabou por ser mais um tiro de pólvora seca, com as diferentes marcas, a não apresentarem melhorias significativas no seu desempenho, no campo das actualizações.


Neste cenário deveras negro, temos algumas honrosas excepções, com marcas como a HMD e a Sony, a destacarem-se das restantes. Num estudo agora publicado pela CounterPoint Research, a HMD melhora o seu nível de desempenho, apresentando um comportamento muito superior ao das restantes marcas, que fazem parte do top 10 de vendas, no último ano.


HMD tem 96% do portefólio de smartphones vendidos a correr Android 9 Pie




De acordo com o relatório, 96% dos smartphones Nokia vendidos entre o terceiro trimestre de 2018 e o segundo trimestre de 2019, já se encontram a correr Android 9 Pie. Em segundo lugar, surge a Samsung, com 89%, seguida da Xiaomi com 84% e a Huawei, com 82%. O top 10 é fechado com a Lenovo com 43%, Oppo com 35%, Vivo com 18%, LG com 16%, Alcatel com 14%, Tecno com 5%, ficando os restantes 15% a carga das restantes marcas.



HMD é mais rápida a actualizar os seus smartphones



A HMD, além de ter a quase totalidade do portefólio a correr Android 9 Pie, também o conseguiu de forma bastante mais célere que a sua concorrência. Ao fim de 3 meses, a HMD já tinham cerca de 20% do portefólio actualizado, isto quando gigantes como a Samsung e a Huawei, ainda estavam a ver passar navios. 6 meses passados, a Huawei chegou aos ~15%, a Samsung aos ~25% (ultrapassando a Xiaomi - ~20%), isto quando a HMD já ia perto dos 40%.

Aos 9 meses, a Huawei estava na casa do ~20%, Xiaomi nos ~30%, Samsung nos ~40% a a HMD dava já nesta altura uma goleada, com ~80% dos smartphones a correr Android 9 Pie. Passado um ano, a Huawei estava na casa dos ~40%, a Samsung  com ~50%, foi ultrapassada pela Xiaomi (~60%) e a HMD subiu para os 96%.


A outra face da moeda

São dados interessantes, que mostram a superioridade da HMD no campo das actualizações do Android. Devem contudo ser analisados com algum cuidado, pois neste estudo não entram nomes como a Sony e até mesmo a OnePlus, que são exemplo de marcas que apresentam um bom desempenho na disponibilização de actualizações do Android.

Há ainda que contar com o facto de apenas estarem a ser contabilizados os smartphones vendidos, isto quando há milhões de equipamento já no mercado. Se tivermos em conta o facto de a Xiaomi muitas vezes optar pela actualização da MIUI, mantendo a versão do Android, a prestação da marca chinesa iria sair claramente prejudicada, caindo por certo várias posições.

Perante um cenário tão preocupante, é mais que certo termos a Apple a espetar mais umas farpas na Google, aquando da apresentação dos novos iPhone. Não sendo algo bonito de se ver, é contudo o retrato desta triste realidade, com a Google a os OEM a não serem capazes (ou não se mostrarem interessados) em reverter este cenário.

0 comments:

Enviar um comentário