13/12/2019

13/12/2019

Google lança nova box-tv, mas apenas para os developers

A Google fez finalmente chegar o Android 10 ao Android TV, acompanha o momento com uma nova micro-box Android TV - ADT-3 - para os developers.


O Android TV 10 não traz grandes novidades a nível de interface para o utilizador mas, segundo a Google, irá servir de base para grande alterações que planeia fazer em 2020. Para que os developers possam testar essas e outras alterações, a Google revelou o ADT-3, uma micro-box com Android TV de tamanho ultra-compacto (é mais pequena que o controlo remoto, que também é pequeno).

Embora as características sejam suficientes para ter um Android TV 10 "completo", há alguns elementos onde se esperaria um pouco mais: temos um CPU quad-core com Cortex A53, com capacidade para conteúdos 4K HDR a 60fps via HDMI 2.1, mas fica-se por apenas 2GB de RAM, que parecem limitar desde logo grandes aventuras para o futuro. No entanto, é preciso ter em conta que é apenas um aparelho destinado aos developers, e poderá ser propositado obrigá-los a criar apps que se mexam bem com apenas 2GB de RAM.

Talvez mais interessante fosse ver a Google a garantir desde logo um programa de actualizações garantidas, a longo prazo, para os equipamentos Android TV. Especialmente no caso das Smart TVs, que se espera que funcionem durante uma dezenas de anos ou mais, ninguém gostará de ficar impedido de usar certas apps por falta de actualizações... como de resto já tem acontecido com diversos modelos.

0 comments:

Publicar um comentário