20/01/2020

20/01/2020

Huawei garante mapas da TomTom como alternativa aos Google Maps


Os azares de uns são a oportunidade de outros, e que o diga a TomTom, que passará a ser a fornecedora do serviço de mapas nos Huawei sem serviços e apps da Google.


Embora os EUA e China tenham dados alguns passos nas negociações comerciais, o cenário de bloqueio à Huawei permanece inalterado. Isso tem feito com que a marca avance a grande velocidade na recriação de todo um sistema alternativo de serviços que estamos habituados a ver disponibilizados pela Google nos Android, e onde agora se fica a saber que o serviço de mapas irá recorrer aos mapas da TomTom.

A TomTom é um nome incontornável nos mapas, e era considerada a referência no sector até à chegada do Google Maps - não na sua fase inicial, mas na sua fase já amadurecida que todos conhecemos. Mas isso não tem amedrontado a TomTom, que continua a investir e melhorar os seus mapas e agora até já tem mapas "HD" com precisão suficiente para assistir veículos autónomos.

Vai ser curioso ver se este caso da Huawei não acabará por ser apenas o primeiro de muitos, com outros fabricantes que optem por seguir o mesmo exemplo voluntariamente, para não ficarem em situação idêntica de dependência crítica regida por caprichos dos EUA. A TomTom agrade, e imagino que muitos outros serviços estejam dispostos a ocupar a lacuna da indisponibilidade da Google.


Por: Carlos Martins

0 comments:

Enviar um comentário