05/02/2020

05/02/2020

Dicas para ajudar a reduzir a dependêcnia do smartphone



Vieram para ficar e hoje em dia, viver sem o smartphone pode ser uma dor de cabeça. Há contudo que saber dosear a sua utilização, pelo que partilhamos algumas dicas para vos ajudar nesta missão.


Vivemos numa época em que utilizamos os smartphones para tudo. Servem não só para fazer chamadas ou enviar mensagens, como também para tirar fotografias ou reproduzir o mais variado tipo de conteúdos. Mas e quando os agarramos apenas porque sim, sem haver neles qualquer notificação que indique essa necessidade ou sem que queiramos fazer efetivamente alguma tarefa com eles?
Se sofres um pequeno ataque cardíaco quando não sentes o teu smartphone no bolso ou se o procuras mesmo quando já o estás a utilizar para, por exemplo, ligar a alguém, então a WIKO, empresa europeia de smartphones, tem algumas dicas que te poderão ajudar.

Restringe o tempo de utilização
Um dos passos mais básicos – ainda que talvez não o mais fácil de concretizar – é definir alturas específicas para utilizar o smartphone. Podes, por exemplo, colocar alarmes especificando essa frequência e, sempre que toca, podes ver o smartphone. Começa com 15 minutos de espaçamento, depois meia hora, sobe até aos 45 minutos e por fim a 1 hora completa. Sempre que o alarme toca podes verificar todas as notificações e, para reduzir a ansiedade de resposta, avisar familiares e amigos de que poderás não estar tão atento ao smartphone.

Evita usá-lo enquanto comes ou em convívios
Além de restringires o seu tempo de utilização, tenta também restringir as alturas em que usas o smartphone. Embora ter o smartphone em cima da mesa enquanto se come seja algo já banal nos dias de hoje, deixa-o fora da mesma completamente bloqueado quando estás a fazer alguma refeição ou apenas a conviver com os teus amigos e família. Esta simples ação fará com que desligues por alguns momentos e aproveites a companhia.

Desativa todas as notificações push que puderes
Não precisas de ser interrompido a cada “Like” na última fotografia que publicaste no Instagram. Para desligares estas notificações basta ires às “Definições” e depois “Notificações”, para controlares as tuas preferências. Podes deixar apenas as notificações essenciais ativadas, como o e-mail, mensagens e agenda.

Deixa-o fora da cama
Não permitas que este equipamento seja a última coisa que vês à noite nem a primeira para onde olhas de manhã. Ao usares um despertador comum e carregares o telefone fora do alcance, não estarás tentado a começar o dia nas redes sociais ou a responder a uma avalanche de mensagens e atualizações. Desliga-te na totalidade quando chega a hora do descanso.

Mantém-te ocupado
Se tens uma rotina ou um plano específico para cada dia, incluindo responsabilidades ou algum hobby, sobra menos tempo para gastares no smartphone. O bónus em não o utilizares tanto é que sobra mais tempo para essas atividades, tornando-te mais produtivo. Se estiveres de férias ou entre empregos, aproveita para aprender algo que nunca fizeste, como um novo desporto, ou para apenas passar tempo de qualidade com a família e amigos.
 

0 comments:

Enviar um comentário