02/04/2020

02/04/2020

Dicas para melhorar o acesso à internet


Conseguir uma distribuição uniforme do sinal da rede wifi, pode ser uma grande dor de cabeça. Hoje partilhamos algumas dicas que a Devolo considera importantes para garantirem o melhor posicionamento para os adaptadores powerline.


Sabia que o aquecimento através de piso radiante é uma barreira ao sinal da Internet? A sua canalização de água quente pode ser um grande obstáculo ao sinal sem fios, uma vez que a água tem um forte efeito de atenuação do Wi-Fi. Já para não falar do facto de que tetos e paredes enfraquecem o sinal de tal maneira que os cantos mais remotos da sua casa praticamente ficam sem cobertura.

Esta é a razão pela qual milhões de pessoas em todo o mundo usam tecnologia Powerline, de forma a combater o problema dos sinais de Wi-Fi fracos. O Powerline utiliza a rede elétrica doméstica para tornar o sinal da Internet disponível em qualquer tomada e em qualquer divisão da casa. Use estas dicas da devolo, líder mundial em tecnologia Powerline, para tirar o máximo partido da sua rede doméstica.

Tópicos deste press release:

• Descubra a posição ideal para o adaptador
• Verifique as ligações
• A combinação perfeita: Powerline com Mesh Wi-Fi
• Use os modelos mais atuais e instale atualizações


Descubra a posição ideal para o adaptador

Pode encontrar a posição ideal para instalar o seu adaptador seguindo algumas regras simples. A mais importante é ligar o adaptador Powerline diretamente à tomada na parede, e não um bloco de tomados ou a uma extensão. Caso tenha várias tomadas localizadas perto umas das outras, elas podem comportar-se como um bloco de tomadas; o que significa que deverá deixar essas tomadas livres caso note que os seus adaptadores Powerline estão com problemas de ligação.

A melhor solução é usar adaptadores com tomada integrada e ligar qualquer extensão ou bloco de tomadas ao adaptador. Isto, porque as tomadas elétricas dos adaptadores da devolo incluem um filtro de supressão de interferências que assegura que a rede Powerline irá funcionar de forma otimizada.

Verifique as ligações

Há um truque fácil que pode usar para verificar se cada um dos adaptadores estão efetivamente a comunicar entre si: ligue-os num mesmo bloco de tomadas. Se os dois adaptadores estiverem ligados em rede, isso é geralmente indicado por um LED em praticamente todos os dispositivos da maioria dos fabricantes.

No manual do utilizador do adaptador irá encontrar o significado do comportamento desse LED – se pisca ou não e qual a cor apresentada – de forma a saber de imediato, e de forma visual, qual o estado da ligação. Caso descubra que a ligação entre os dispositivos não está a ser feita, a maioria dos adaptadores permite realizar o seu emparelhamento premindo um botão. Como benefício extra, o processo de emparelhamento também cria uma chave de encriptação da rede Powerline que a protege contra acesso não autorizado.

Modelos mais recentes, como é o caso dos devolo Magic, vão ainda mais longe, e já vêm de fábrica equipados com encriptação automática.

A combinação perfeita: Powerline com Mesh Wi-Fi

Os dispositivos Powerline com Mesh Wi-Fi oferecem uma série de melhorias significativas. Os dados de acesso Wi-Fi do router podem ser facilmente transferidos através da funcionalidade WPS. Para isso, basta pressionar o botão assinalado como “WPS” no router e no adaptador Powerline. Desta forma, é possível facilmente criar uma rede Wi-Fi uniforme (com o mesmo nome e password) em vez de múltiplos pontos de acesso Wi-Fi com diferentes dados de acesso.

Uma das inúmeras vantagens oferecidas pela tecnologia Mesh consiste no facto de assegurar uma ligação constante entre dispositivos móveis e o ponto de acesso Wi-Fi mais forte. Além disso, os dispositivos mudam automaticamente para outro ponto de acesso – especialmente útil quando andamos de um lado para o outro da casa com o smartphone, o tablet ou o notebook.

Use os modelos mais atuais e instale atualizações

Caso esteja a planear instalar uma rede Powerline pela primeira vez, é uma boa ideia investir em dispositivos de última geração. Isto assegura que ficamos com tecnologia “à prova de futuro”, dado que os requisitos de uma rede doméstica segura e rápida estão constantemente a aumentar: enquanto que até há pouco tempo a maioria dos operadores vendia soluções para acesso á Internet da ordem dos 10 Mbps, hoje é possível contratar velocidades até 100 vezes mais rápidas.

Os requisitos que deve ter em consideração incluem o número de ligações que pretende ter em casa; optar por adaptadores com tomada integrada, sobretudo se tiver poucas tomadas disponíveis; e adaptadores com Wi-Fi com suporte para tecnologia Mesh, como é o caso dos devolo Magic. De forma a oferecer velocidade e estabilidade de ligação em toda a casa, instale um número adequado de adaptadores – existem kits multiroom com três adaptadores e pode também adquirir adaptadores individuais adicionais. Note também que existem diferenças de velocidade consoante os modelos. Os mais rápidos atualmente disponíveis oferecem ligações com uma largura de banda até 2400 Mbps.

É também importante que esteja atento às atualizações disponibilizadas pelos fabricantes e que as instale o mais rápido possível. Isto garante-lhe que irá beneficiar das mais recentes funcionalidades, mas também de eventuais melhorias em termos de segurança. Os adaptadores mais recentes tendem também a ser mais fáceis de usar; por exemplo, a Home Network App da devolo pode ser configurada de forma a instalar automaticamente todas as atualizações disponíveis.

Mais informações: https://www.devolo.pt/magic

0 comments:

Publicar um comentário