10/04/2020

10/04/2020

MediaTek faz batota para melhorar resultados de benchmark


Quando se pensava que a indústria já tinha aprendido a lição, a MediaTek estraga a reputação conquistada nos últimos anos, ao se descobrir que também faz batota nos benchmarks dos seus chips mobile.


Depois do caso bem conhecido da Samsung, descobre-se que também a MediaTek toma bastantes liberdades com os benchmarks, incluindo código para detectar quando um benchmark está a ser executado e activando um perfil de máximo desempenho com consumos e aquecimento acima do que seria possível manter a tempo inteiro - precisamente aquilo que a Samsung fazia.

E tal como a Samsung, a MediaTek também aposta na mesma reacção, tentando justificar o que faz em vez de admitir que estavam a enganar os consumidores e pedirem desculpa.

Diz a MediaTek que os smartphones já fazem a gestão do desempenho em função das tarefas que estão a executar, e que portanto, isto é algo "natural"; refere também que os fabricantes de smartphones que usam os seus chips podem desactivar este comportamento se não o desejarem; e por último, a tradicional justificação de que "outras empresas também o fazem".

O que é pena é que isto vem estragar a confiança que conseguiu arduamente conquistar ao longo dos últimos anos, e com este episódio irá afastar muitos potenciais interessados dos seus mais recentes CPUs como os Dimensity 1000, que até poderiam ser alternativas interessantes aos CPUs das marcas mais dispendiosas.

0 comments:

Enviar um comentário