17/05/2020

17/05/2020

App de grelhador quer ser o browser do vosso smartphone Android


Os utilizadores dos grelhadores Weber iGrill com controlo via app foram surpreendidos com o pedido da app para ser utilizada como browser pré-definido nos seus smartphones Android.


Poderia ser suficientemente estranho termos chegado a um ponto em que um grelhador seja acompanhado por uma app de smartphone, mas nestes tempos de Internet of Things em que tudo fica ligado à internet, já nem isso pode ser considerado estranho. O que continuará a ser estranho é que uma app de controlo de um grelhador pretenda ser o novo browser pré-definido em dispositivos Android, e é precisamente isso que a app Weber iGrill está a fazer.



No sistema Android as apps podem apresentar-se ao sistema como sendo capazes de desempenhar certas funções (como no caso dos browsers), fazendo com que da próxima vez que se tente abrir uma página web, o sistema pergunte ao utilizador qual das apps instaladas quer utilizar, e se queremos utilizar essa app como app pré-definida para essa função daí em diante. E obviamente que ninguém estará interessado em usar uma app de grelhador como browser pré-definido.

De relembrar que este tipo de lapsos / abusos não é exclusivo do sistema Android. Também no iOS as apps podem registar-se como capazes de gerir certos tipos de operações / links, e sem que o utilizador tenha qualquer controlo sobre isso (no passado já tive que desinstalar apps por se terem apoderado da gestão de links que eu preferia continuar a ver no browser). Neste caso da app Android, mesmo com a opção de podermos recusar, continuaremos a ter uma app de um grelhados a aparecer na lista de "browser" com que potencialmente podermos abrir um link.

... Se a moda pega, ainda começamos a ter apps a usarem este sistema como forma de spam, apresentando-se como sendo capazes de fazer a gestão das páginas web, vídeo, música, mapas, e todas as demais operações que o sistema Android permitir que uma app se encarregue via "intents".

0 comments:

Enviar um comentário