14/06/2020

14/06/2020

Android 11 vai ter nova política de updates


A Google acha que está na altura de deixar de depender da disposição dos fabricantes, e passará a exigir que todos os smartphones com Android 11 certificados tenham obrigatoriamente que suportar os seamless updates.


Os seamless updates são o método que permite que um smartphone Android faça uma actualização de sistema sem o moroso processo de ter que fazer reboot e ficar a olhar para uma barra de progresso que se pode arrastar durante uma dezena de minutos antes de permitir que o utilizador volte a ter acesso ao sistema. Para isso recorrem a um simples mas eficaz sistema com duas partições (A/B) para instalação do sistema, com as actualizações a serem instaladas em background na partição adicional, e no final bastando fazer um reboot para que, sem atrasos, se tenha acesso imediato à actualização - e como bónus adicional, em caso de qualquer problema com a actualização, pode regressar à versão anterior tal com estava.

Este sistema está disponível desde 2016, mas embora muitos fabricantes já o tenham adoptado, há alguns que continuam por fazê-lo, nomeadamente a Samsung e a Huawei - e daí que a Google pareça ter perdido a paciência e exigido que isso seja implementado para o Android 11.

... E considerando que a Huawei, até ordens em contrário do governos do EUA, está impedida de ter acesso às apps da Google; esta alteração recai principalmente sobre a Samsung. No próximo ano, todos os Samsungs que saírem com Android 11 terão que ter finalmente actualizações de sistema sem interrupções - algo que a marca sul-coreana já deveria ter implementado por sua própria iniciativa há muito tempo.

0 comments:

Enviar um comentário