18/06/2020

18/06/2020

GMail com botão renovado para criar emails


Na app do Gmail para Android a Google alterou o botão de criar um novo email para um de maiores dimensões e com indicação expressa para o que serve.


A Google parece ter finalmente reconhecido que o pequeno botão circular com um "+" para criar um novo email na app do Gmail poderá não ser tão eficiente quanto pensava. O botão surgiu em resultado das recomendações do Material Design mas, como efeito secundário, faz com que muitos utilizadores fiquem desesperados à procura do botão para criar um novo email - particularmente para os que estiverem condicionados a que esse botão esteja no topo superior esquerdo, como acontece no Gmail na web.

Confesso que também eu, por um par de vezes, fiquei à procura do botão estando ele ali mesmo à minha frente (e o mesmo síndroma acontece com o novo interface do Blogger) mas, a alteração que me parece mais significativa é o facto da Google parecer estar disposta a abdicar dos botões meramente pictográficos (que tinha como vantagem dispensar traduções e torná-los mais universais) e passar a usar texto: neste caso, com o símbolo "+" a dar lugar a uma caneta e a palavra "Compose", embora o botão se contrai-a para o formato circular só com o icon quando se faz scroll.

Será um teste, ou o início de uma alteração ao Material Design, que se propagará pelas restantes apps e serviços? Teremos que aguardar para ver.

0 comments:

Enviar um comentário