30/07/2020

30/07/2020

Firefox 79 chega com extensões limitadas


A Mozilla fez chegar um novo Firefox ao Android, que adopta o seu mais recente motor do browser, mas que infelizmente se esquece do acesso às extensões, dando apenas acesso às nove que foram consideradas mais importantes.


O Firefox para Android estava parado há cerca de um ano, com as novidades a serem experimentadas na versão beta, e só agora chegando à versão normal para o público - como revela o salto da versão v68 para a v79. Há inúmeras melhorias, incluindo um novo GeckoView com melhor desempenho e mais opções de privacidade, agupamento de tabs, suporte para dark mode, interface renovado com barra de endereço em baixo, e muito mais. No entanto, o que está a preocupar muitos dos fãs do Firefox são as extensões - ou melhor dizendo: a falta delas.

A Mozilla lançou este novo Firefox com acesso a apenas 9 extensões:
  1. uBlock Origin
  2. Dark Reader
  3. HTTPS Everywhere
  4. Privacy Badger
  5. NoScript Security Suite
  6. Decentraleyes
  7. Search by Image
  8. YouTube High Definition
  9. Privacy Possum



Sendo o Firefox um dos browsers que há mais tempo é melhorado por extensões, é fácil perceber como esta redução preocupa os seus utilizadores. Especialmente tendo em conta que, a partir de agora, todo e qualquer developer terá que ser "parceiro" da Mozilla se quiser disponibilizar e actualizar as suas extensões para o Firefox, sem que haja qualquer opção fácil para que os utilizadores possam instalar extensões não oficiais.

Esperemos que a Mozilla reconsidere a sua postura, sob pena de alienar alguns dos seus fãs de longa data...

0 comments:

Enviar um comentário