26/08/2020

26/08/2020

MP3 fazem 25 anos


Hoje em dia pode já não ter o mesmo impacto de anos idos, mas os MP3 são ainda sinónimo de música, no PC ou hoje em dia nos equipamentos móveis.



Há muito poucas extensões de ficheiro tão bem conhecidas e revolucionárias como esta. Até hoje, a designação "MP3" é praticamente sinónima de música. O que não é surpreendente, uma vez que esta norma mundialmente famosa já existe há 25 anos. E teve origem na Alemanha.
Tópicos deste press release:
Revolução digital na Baviera
Música sempre à mão
A era do streaming
Streaming de música perfeito com Wi-Fi perfeito

É tipicamente esperado que os grandes avanços técnicos tenham origem em Silicon Valley na América do Norte. No entanto, em 1995, foram maioritariamente investigadores, engenheiros e cientistas no Instituto Fraunhofer na cidade alemã de Erlangen, na Baviera, que trouxeram a música para a era moderna. Fizeram isto com a criação da norma ISO/IEC 11172-3 – mais conhecida como a extensão de ficheiro ".mp3" (MPEG Audio Layer 3). A ideia era simples: para tornar a música digital mais acessível, os ficheiros de áudio tinham de ser comprimidos de forma a ocupar menos espaço – sem perdas de qualidade audíveis. Qual foi o truque para conseguir isto? Basicamente, o ouvido humano não processa toda a informação contida em sons gravados. De facto, existem certas gamas de frequências que o ouvido não capta de todo. Também tem dificuldade, por exemplo, em distinguir sons baixos que se seguem logo após sons altos. Métodos de compressão como os MPEG tiram partido de tudo isto. Os ficheiros de áudios são processados de forma a que alguma informação acústica é removida, mas o ouvido humano virtualmente não consegue detetar a diferença.

Mesmo que ouvidos treinados mesmo assim ouçam diferenças – o sucesso triunfante do formato não pode ser negado. A norma ISO/IEC 11172-3 preparou o caminho para downloads de música. No início, as pessoas usavam servidores FTP para trocar ficheiros de áudio sem qualquer consideração por direitos de autor. E depois serviços de partilha de ficheiros como o Napster® rapidamente ganharam popularidade.

No entanto, houve um longo período de tempo onde os computadores eram a única opção para reproduzir esta música. Só com a introdução dos primeiros leitores de MP3 portáteis é que a adoção do formato disparou. Começando em 1998, cada vez mais destes dispositivos foram chegando ao mercado. Isto significou que era possível levar ficheiros MP3 para todo o lado, quer fosse a andar de bicicleta, fazer jogging ou andar de autocarro ou comboio. Quando a Apple® introduziu a primeira geração de iPod® em 2001, o formato desenvolvido em Erlangen tornou-se na escolha inevitável para guardar e ouvir música.

A era do streaming
Uns anos mais tarde, os dispositivos usados apenas para reproduzir música desapareceram novamente das nossas vidas. Já há algum tempo que os smartphones são os dispositivos móveis mais populares e tomaram conta do papel que os leitores de MP3 costumavam desempenhar. A era do streaming de música começou. Hoje, a maior parte das pessoas ouve música a partir de serviços de streaming como o Spotify®, seja gratuitamente com anúncios ou através de uma subscrição paga. As plataformas oferecem agora uma vasta gama de serviços – algumas comprimem mais os ficheiros para assegurar baixo uso de dados, enquanto outras se especializam em métodos de codificação de alta resolução. E embora o formato MP3 tenha sido tecnicamente reformulado e já não seja muito usado nestes serviços, foi nele que o paradigma atual se baseou, e pode-se dizer que alcançou o seu objetivo de tornar a música digital mais facilmente acessível.

Streaming de música perfeito com Wi-Fi perfeito
Os utilizadores das soluções de streaming de hoje estão menos preocupados com o espaço de armazenamento disponível e mais com o volume de dados e qualidade da ligação. Isto deve-se ao facto de uma ligação online estável ser indispensável para desfrutar música nos dias de hoje. Uma cobertura Wi-Fi perfeita em casa é essencial, por exemplo.

As soluções de rede doméstica da devolo ajudam com isto, oferecendo ligações Mesh Wi-Fi estáveis que permitem desfrutar de música desde o sótão ao jardim sem interrupções: os adaptadores powerline Magic da devolo fornecem uma rede perfeita para toda a família e por toda a casa – e tal como o MP3, foram desenvolvidos na Alemanha!

Mais informaçõeshttps://www.devolo.pt/

0 comments:

Publicar um comentário