18/10/2020

18/10/2020

Android 11 compromete a sincronização no Google Photos

A maior protecção de acesso a ficheiros no Android 11 está a resultar em trabalho adicional que a maioria dos utilizadores não irá apreciar.

Quem tiver um smartphone com Android 11 arrisca-se a enfrentar um trabalho inglório caso tenha por hábito fazer alterações em fotos noutros equipamentos e ter tudo sincronizado via Google Photos, já que o dispositivo Android 11 irá chateá-lo constantemente com pedidos de autorização para fazer essas alterações.

Na origem do problema está o novo Scoped Storage estreado no Android 11, que visa limitar o acesso das apps aos conteúdos. O problema é que a Google parece não ter contemplado a necessidade de se querer dar acesso permanente a certas apps, pelo menos, não com a versatilidade desejada. O Android 11 permite que a app de galeria de fotos do sistema tenha acesso permanente às fotos, mas não dá qualquer opção para que o utilizador possa querer que essa gestão seja feita por outra app - ou melhor dizendo, todas os fabricantes que pré-instalarem as suas próprias apps de galeria de fotos estarão a impedir que o Google Photos possa ter acesso (como acontece nos Pixel).

O resultado poderá passar despercebido a quem só der uso ao Google Photos para manter um backup das suas fotos, mas revela-se incrivelmente irritante para quem fizer coisas como editar as fotos e albuns do Google Photos num tablet e depois as queira ver no smartphone.

Será preciso que a Google contemple esta necessidade de que certas apps, como as de galerias de fotos, precisarão de ter acesso especial, para que a experiência de utilização de um dispositivo Android 11 não seja um retrocesso face às versões anteriores.

0 comments:

Enviar um comentário