06/10/2020

06/10/2020

Depois de apertar nas comissões, Google abre a porta a outras lojas no Android


A Google relembrou recentemente que as apps na Play Store teriam que pagar comissão sobre as compras in-app, e agora tenta reforçar a sua justificação facilitando a instalação de app stores alternativas.


Apesar de parecer que esta decisão chega em péssima altura, em que a Epic e outros developers acusam a Apple (e Google) de abusarem da sua posição dominante, a Google apresenta como defesa o facto de, na plataforma Android, quem não concordar com as comissões poder distribuir a app directamente ou através de app stores alternativas - e é isso mesmo que quer que fique bem claro.

A Google diz que no próximo ano, com a chegada do Android 12, os utilizadores terão uma forma mais fácil de escolher app stores alternativas, da mesma forma que actualmente podem escolher outro browser ou outro launcher nos seus smartphones, mas que dê alguma garantia de segurança aos utilizadores

Uma "facilidade" que terá sido certamente bem contabilizada, com a Google a acreditar que a grande maioria dos utilizadores optará por se manter fiel à Play Store que tão bem conhece. No entanto, acredito que isso possa ser um risco que facilmente se possa revelar uma surpresa desagradável. A pior coisa que pode haver é pensar que se está bem servido por uma coisa, simplesmente por nunca se ter sequer experimentado qualquer alternativa. Quem poderá dizer se, ao experimentarem outras app stores, a Google poderá estar inadvertidamente a potenciar o início do fim da sua própria Play Store?

Basta regressar aos tempos em que o Internet Explorer dominava o sector, e um tímido browser chamado Chrome se atreveu a fazer-lhe frente numa missão aparentemente impossível. Quem sabe de onde irá surgir o próximo pequeno e subestimado vencedor capaz de derrubar os gigantes actuais?

0 comments:

Enviar um comentário