19/03/2021

19/03/2021

Projeto Casa Inteligente da Huawei


A Huawei apresentou o seu projeto de Casa Inteligente no MWC de Xangai (China) 2021.


Este conceito de conceção de uma casa na era da Internet das Coisas (IoT), inclui uma sala de estar, cozinha, escritório, ginásio em casa, sala de entretenimento e garagem, ocupando uma área total de 550m2. Este projeto recorre a tecnologias sem fios e utiliza produtos da Huawei – incluindo smartphones, PCs, tablets, relógios, colunas inteligentes e a gama TV Vision –, todos eles integrados com produtos de parceiros do ecossistema Huawei, para proporcionar uma confortável, inteligente e imersiva experiência de uma Casa Inteligente.

Este projeto, que integra tecnologias inovadoras, tais como Huawei HiLink, HarmonyOS e Huawei HiCar, é um protótipo que pretende mostrar uma casa inteligente na era da IoT e representa uma parte importante da Estratégia de Seamless AI Life da Huawei.

Uma assistente inteligente que é o “braço direito” em casa

Na sala de estar são necessárias apenas algumas palavras para acionar o assistente inteligente, que controla todos os dispositivos, e permitir o modo “Regresso a Casa”. Neste modo, tanto o purificador de ar como a luz quente são ligados, enquanto as cortinas são fechadas. Na cozinha, o utilizador encontrará um conjunto completo de aparelhos domésticos baseados no HarmonyOS, ligados em rede com o seu smartphone, onde será exibido um cartão, a partir do qual poderá controlar todos estes dispositivos em qualquer altura. O forno, a liquidificadora de alta velocidade e outros aparelhos de cozinha que têm receitas incorporadas, irão permitir que se torne num verdadeiro Chef.

No escritório, o smartphone pode ser ligado a um MateBook ou ao MatePad Pro da Huawei através da Colaboração Multi-Ecrã, facilitando, assim, a transferência de dados entre dispositivos. A funcionalidade Multi-Janela Inteligente do Huawei MatePad Pro permite ainda visualizar duas aplicações simultaneamente num só ecrã, sobre o qual podem ser exibidas duas janelas flutuantes adicionais. Além de poupar os utilizadores do incómodo de alternar entre diferentes aplicações, permite ainda tomar notas e utilizar a calculadora e o navegador em janelas flutuantes enquanto faz outras tarefas online.


Na sala de entretenimento, a combinação de uma TV Huawei Vision de 65 polegadas 4K e uma coluna Huawei Sound X mergulha o utilizador em imagens de alta definição e som surround. Basta selecionar um filme da secção Cinema AiMax da plataforma Huawei Video e desfrutar de uma verdadeira experiência de cinema em casa.

No ginásio há um espaço para praticar o seu swing de golfe enquanto o Huawei Watch GT 2 Pro regista o número de swings, velocidade e consumo de calorias. Já o Huawei Watch Fit pode identificar quando o utilizador está a fazer exercício numa máquina de remo e fornecer resultados de treino cardio/anaeróbico, avaliar o estado e tempo de recuperação recomendado, dando-lhe orientação personalizada para o seu treino. Com outra TV Huawei Vision presente no ginásio e a funcionalidade AI Fitness, que pode ser utilizada para monitorizar as  rotinas de exercícios do utilizador recorrendo a tecnologia de reconhecimento de articulações ósseas, fornece uma orientação acionável e em tempo real durante o yoga e outros exercícios.

Ao entrar na garagem a porta do carro pode ser aberta com o smartphone, e as suas aplicações e serviços móveis, tais como navegação e música, mudam automaticamente para o carro. Também pode controlar os seus dispositivos IoT em casa através dos cartões exibidos no ecrã inicial do painel de instrumentos do carro. Por exemplo, pode ligar o ar condicionado e as luzes à distância quando estiver a caminho de casa.


Na era da Internet das Coisas (IoT), viver numa casa inteligente já não se trata apenas de instalar dispositivos inteligentes em casa. O foco está agora a deslocar-se para a forma como esses dispositivos formam um mundo virtual, tornando-se uma extensão dos sentidos dos utilizadores, melhorando a forma como interagimos com esses dispositivos e desenvolver uma base de dados de vozes intuitivas e comandos gestuais para utilização futura. Dispositivos inteligentes alimentados por sensores de AI e capacidades computacionais podem detetar os comportamentos dos utilizadores, monitorizar os seus indicadores de saúde, e até compreender as suas emoções, para melhorar o quotidiano de cada um.  

A instalação da Casa Inteligente no MWC demonstra que a Huawei está a apostar em tecnologias domésticas inteligentes para criar um Mundo digital totalmente conectado, tais como o Huawei HiLink e HarmonyOS, de forma a criar uma experiência de utilização da vida doméstica, cada vez mais integrada e funcional. 

0 comments:

Publicar um comentário