31/03/2021

31/03/2021

Update do WebView faz crashar apps Android

Muitos utilizadores foram surpreendidos por verem apps como o Gmail crasharem nos seus Android, e a culpa parece ser uma actualização do componente WebView.

Ninguém gostará de ver apps que pode considerar essenciais deixarem de funcionar no seu smartphone motivo aparente, mas parece ser mesmo esse o caso que está a afectar milhares de utilizadores, e aparentemente com particular incidência em smartphones da Samsung. Inúmeras apps deixaram de funcionar mesmo sem terem recebido qualquer actualização recente, e na origem do problema parece estar uma actualização do componente WebView, que é utilizado pelas apps para apresentar conteúdos "web" sem que tenha que redireccionar os utilizares para um browser externo.

Por agora, a solução para voltar a ficar com as apps funcionais passa por desinstalar as actualizações do WebView, dando um salto à secção de informação sobre as apps, procurando o Android System WebView, e fazendo "uninstall updates".
Entretanto, a Google disse já estar a par do sucedido e a trabalhar para lançar uma actualização corrigida.

Esperemos que isto não seja indicador de que as actualizações nos Android começarão a ter maior frequência de efeitos secundários indesejados - como já é frequente no Windows.

0 comments:

Enviar um comentário