02/04/2021

02/04/2021

Android 12 mostra informação detalhada do uso da câmara, microfone e localização

Com o Android 12 DP2, a Google parece estar empenhada em dar aos utilizadores informação detalhada sobre que apps estão a usar os elementos mais críticos do smartphone: câmara, microfone e localização.

Vivemos numa altura em que, infelizmente, temos que estar permanentemente desconfiados sobre o que as apps poderão estar a fazer nos nossos smartphones, e o próximo Android 12 irá facilitar a tarefa de ter maior controlo sobre isso. Há muito que as apps são obrigadas a pedir permissão para aceder a coisas como a localização, câmara ou microfone. O problema é que isso é algo que uma app maliciosa poderá fazer com uma justificação válida - por exemplo, uma app que aplique efeitos ao rosto dos utilizadores, ou à voz de uma pessoa - e depois abuse dessas permissões para espiar os utilizadores.

Com o Android 12, os utilizadores poderão contar com novos indicadores bem visíveis de quando qualquer app estiver a aceder a qualquer um desses componentes.

Tocando-se nesses indicadores no topo do ecrã, teremos acesso a um relatório mais detalhado que indicará precisamente que apps estão a aceder à câmara, microfone e localização, permitindo que mais facilmente sejam detectadas apps que o estejam a fazer de forma indevida.

Resta apenas saber se também iremos ter direito a indicador do acesso ao clipboard, como também foi incluído no iOS 14 depois de se ter detectado que certas apps monitorizavam abusivamente tudo o que os utilizadores tivessem feito "copy-paste", e que poderia incluir informação sensível como passwords ou informação pessoal.

0 comments:

Enviar um comentário