22/04/2021

22/04/2021

Android vai restringir acesso à lista de apps instaladas

A partir de Maio, a Google vai apertar as regras para as apps na Play Store destinadas ao Android 11 ou superior, impedindo que as apps possam ver que outras apps estão instaladas nos smartphones.

Vivemos em tempos curiosos, em que temos que tratar com enorme desconfiança tudo aquilo que colocamos num smartphone. Para reduzir um pouco alguns abusos, a Google vai impedir que as apps para Android 11 possam ver que outras apps estão instaladas. Esta era uma alteração que já estava planeada há algum tempo, mas que foi adiada por causa da pandemia Covid-19.

Se estão a pensar que há apps para as quais se justifica terem esse tipo de acesso, não precisam ficar preocupados. A Google continuará a permitir que apps como file managers, antivirus e browsers possam continuar a ter acesso a essa informação, e até algumas apps bancárias - que usam as apps instaladas como forma de melhor validarem o acesso dos seus clientes - embora neste caso seja dito que se trata de uma excepção temporária, e que essas apps deverão deixar de usar este método.

O que fica desde logo definido é que deixará de ser possível que uma qualquer app queira ter acesso a todas as demais apps que estão instaladas "só porque sim". A partir de Maio os developers terão que ter boas justificações para que as suas apps mantenham essa capacidade.

0 comments:

Enviar um comentário