21/04/2021

21/04/2021

O mercado dos smartphones - 10 anos depois

Ao fim de uma década, a IDC consegue finalmente acertar numa previsão realista para os próximos anos, depois de ter cometido diversos erros nas suas previsões anteriores.

O facto de por cá andarmos há "algum" tempo permite-nos ir fazendo algumas comparações de longo prazo, e é isso que acontece com este mini-análise às previsões do mercado mobile que foram sendo feitas pela IDC ao longo desta última década.

Esta nova rubrica iniciou-se em 2011, quando a IDC previa que num prazo de cinco anos os Windows Phones teriam 20% do mercado, acima dos 15% do iOS, e só atrás dos 45% do Android. Isto numa altura em que ainda acreditavam que os Blackberry manteriam 13% de quota.

Pois bem, passados cinco anos, voltamos a olhar para aqueles números e a comprovar que estavam completamente errados (como já se antecipava). Por essa altura, e segundo a própria IDC, o Android já detinha 81% do mercado, com o iOS a ficar-se nos 15.8%, e o Windows Phone a ainda surgir na tabela com 2.2%. Embora com projecções mais conservadoras para os anos seguintes, nesta altura a IDC ainda continuava a insistir no crescimento ligeiro dos Windows Phone, acreditando que iria conseguir roubar um pouco do mercado ao iOS.

Regressando ao presente, vemos que - após uma década! - a IDC lá conseguiu finalmente acertar com as previsões. Ou seja, esquecer finalmente o Windows Phone, e admitir a redução do mercado ao duopólio Android e iOS.
Com o Android nos 85% e o iOS nos 15%, as previsões da IDC para os próximos anos limitam-se a ligeiras alterações de décimas percentuais de parte a parte, com um crescimento ligeiro do Android. Previsões, com as quais, pela primeira vez, podemos concordar na íntegra.

Fica no entanto novo encontro marcado para daqui a cinco anos, para vermos se realmente o mercado se mantém neste equilíbrio de poder entre Android e iOS, ou se por essa altura, por muito pouco provável que possa parecer neste momento, já terá surgido alguma nova revolução com efeito idêntico ao que a chegada do iOS e Android tiveram no mercado mobile.

0 comments:

Enviar um comentário