06/05/2021

06/05/2021

Play Store com instalação optimizada das apps

O novo sistema de instalação optimizado de apps já está a ser activado na Play Store, prometendo acesso mais rápido às funcionalidades mais usadas nas apps.

No mês passado falamos deste novo sistema de instalação optimizado de apps, que ia analisar o padrão de utilização de apps após a instalação, para determinar que secções é que tinham uso mais frequente. E agora, a Google já o está a aplicar para um público mais alargado na Play Store.

Este sistema consegue determinar que secções de uma app são usadas com maior frequência (com os utilizadores a poderem desactivar a partilha dessa informação nos settings da Play Store, na secção General - App install optimization), usando essa informação para, no momento de instalação, e também ao preparar a app nas execuções subsequentes, poder dar prioridade a essas secções para que fiquem disponíveis de forma imediata e sem tempos de espera.

Os benefícios deste sistema provavelmente serão mais notados em apps de maior dimensão, com muitas centenas de megabytes (o que não é raro hoje em dia), permitindo que as funcionalidades mais utilizadas fiquem acessíveis de forma imediata enquanto outras secções da app vão sendo carregadas. Poderá não parecer importante, mas uma diferença entre ter uma app pronta a funcionar em décimos de segundo versus ter que esperar um par de segundos, é de importância crítica para se ficar com a sensação de ter um smartphone "rápido".

0 comments:

Enviar um comentário