26/06/2021

26/06/2021

Google está a preparar uma rede "Find My" global para Android

A versão beta do Google Play Services revela que a Google está a preparar uma rede "Find My" global para Android, ao estilo da rede de localização da Apple para os seus produtos.

Há muito que criticávamos o facto das redes de localização de objectos e dispositivos perdidos estarem fechadas sobre si mesmo, significando que seria preciso ter a app respectiva do tracker Bluetooth para poder localizar aqueles trackers, e outra app para localizar outros. Desde o início que se tinha tornado evidente que isso era algo que só faria sentido e seria funcional se estivesse integrado no próprio sistema e assim permitisse tornar qualquer smartphone num potencial localizador de objectos perdidos - fosse de que marca fossem, e sem necessidade de usar apps adicionais.

Foram precisos anos, mas parece que a Google lá percebeu isso, e prepara-se para criar uma rede global Find My para Android.

É certo que o Android já conta com o serviço "Find My Phone" que permite localiza o smartphone, mas isso está dependente do smartphone conseguir ter uma ligação à internet e saber determinar a sua posição. Pelo contrário, esta nova rede permitiria localizar um smartphone mesmo que este estivesse com GPS desligado e sem internet, bastando que outro smartphone Android passasse perto dele.

Com a colaboração que a Apple e Google fizeram por conta do serviço de contact tracing da pandemia, o que faria sentido era expandir essa cooperação também a esta rede global de localização de dispositivos perdidos / roubados, já que seria um verdadeiro serviço público e de benefício mútuo. Esperemos que eventualmente se chegue a esse ponto.

0 comments:

Enviar um comentário