27/06/2021

27/06/2021

MediaTek quer ganhar corrida aos 4nm

A MediaTek poderá antecipar-se à Qualcomm e Apple e ser a primeira a lançar no mercado um chip de 4nm ainda este ano. 

Depois da Apple e Qualcomm terem lançado os seus chips de 5nm, é a MediaTek que poderá dar o passo seguinte e trazer para o mercado o primeiro chip de 4nm. O próximo SoC topo-de-gama da MediaTek será produzido num processo de 4nm pela TSMC, e será uma aposta bastante arriscada por parte da empresa.

Isto porque estar na linha da frente deste tipo de coisa não sai nada barato e, neste caso em concreto, significa que este novo chip da MediaTek irá ter um preço bastante elevado de $80 por chip, o que representa um valor substancialmente superior aos $30-$35 dos chips de 5nm. Ainda assim, a MediaTek diz já ter encomendas asseguradas por parte de diversos fabricantes.

Veremos que tal resulta esta estratégia, e se com isto a MediaTek conseguirá elevar-se para um patamar em que deixe de ser considerada como a empresa com os chips mais fracos e económicos face à Qualcomm. Só teremos que esperar até ao final do ano para ver se o seu futuro chip topo de gama conseguirá superar os topos de gama dos seus concorrentes.

0 comments:

Enviar um comentário